Minha Primeira Vez no Raku...

Todos os meus amigos ceramistas sempre me diziam: Você tem que fazer Raku... É emocionante, surpreendente!!!

Acordei bem cedo e com muita expectativa, fui feliz para o meu primeiro Raku...

Pra quem não sabe, Raku é uma queima cerâmica ao ar livre, onde as pecas recebem calor direto e quando incandescentes, pela combustão de serragem sobre elas, literalmente pegam fogo

Abafa-se o fogo, produzindo muita fumaça e logo em seguida, a peça recebe um choque térmico...

Fomos à casa de um amigo, no interior...

Tempo bom, sem chuva, céu claro, boas companhias, muitos risos e em pouco tempo chegamos ao nosso destino...

Depois de um cafezinho cheiroso e um festival de torradinhas com patê, bora trabalhar, quer dizer, nos divertir...

Na montagem do forno, preparar o espaço, o maçarico, a serragem, os baldes... E tudo debaixo de um sol morninho, próximo a um pé de tangerinas, carregado em pencas...

Tudo preparado, esmaltamos as peças cerâmicas e as colocamos no forno...

Hora da primeira emoção...

Ligar o maçarico e ficar olhando tudo se transformar...

As peças adquirindo uma cor brilhante, e então tornarem-se incandescentes... Laranja cor de fogo, brasa pura, espalhando calor ao redor..

Retirar a peça do forno, brilhante e incandescente e eu olho fascinada para aquele espetáculo...

Em seguida , a peça é colocada em serragem e joga-se mais serragem sobre ela...

Esperando que o fogo fosse abafado, surpreendi-me com um fogo que se levantava além do bocal do balde, chamuscando a peça e fazendo muita fumaça...

Com um pano úmido, abafamos a peça e a fumaça se encarregou de fazer desenhos incríveis e inesperados...

Logo em seguida, um choque térmico e um sorriso de prazer quase infantil ao ouvir o chiado da peça em fogo sendo mergulhada em água fria...

De início, peça chamuscada, escondendo sua beleza...

Hora de lavar as peças...

O inesperado acontece e efeitos lindos, únicos e maravilhosos começam a se mostrar...

Arte do fogo e da água, do quente e do frio, do inesperado e da emoção... Experiência única, que não se repete...

Meu coração se alegra e em paz agradece a tarde maravilhosa, a companhia de amigos muito queridos e se maravilha com essa descoberta única, surpreendente, incandescente e inesquecível que é o Raku...

Volto para casa com um brilho novo nos olhos, o coração leve e vejo o quanto sou privilegiada por ter o meu primeiro Raku, junto a amigos tão queridos...

Sensação tão boa quanto girar sem parar até cair e olhar as nuvenzinhas girar no céu...

Felicidade, vinho, muitos risos e abraços, lindas peças cerâmicas

Chego em casa cansada, cheirando a fumaça, com um pouquinho de fuligem nos sapatos e suspiro fundo com um sorriso que não desgruda e se pendura em minhas orelhas...

Ai...ai... Como isso é bom!!!

sukie hikari
Enviado por sukie hikari em 21/06/2015
Código do texto: T5284218
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.