O Futebol de Ontem e de Hoje (1a Parte)

A década de 1940 a 1950, no futebol paulista, foi toda do São Paulo e do Palestra Itália depois Palmeiras. O Corinthians ganhou o campeonato paulista de 1941, e só voltaria a vencê-lo em 1954.

Mesmo tendo montado grandes equipes ficou 13 anos sem o título paulista. Em 1941 o Corinthians tinha um grande time: Ciro, Agostinho e Chico Preto; Jango, Brandão e Dino; Lopes, Servílio, Teleco, Joane e Carlinhos. Brandão e Lopes estiveram na Copa do Mundo de 1938, na França. Mas Teleco, na época, o melhor centroavante do Brasil (só perdendo para Leônidas da Silva, considerado o melhor jogador carioca e brasileiro) também deveria ter ido á Copa. Na semifinal Brasil x Itália, Leônidas estava contundido e não jogaria. O Brasil não tinha um centroavante de ofício para escalar. Resultado perdemos por 2 x 1 e ficamos fora da decisão.

Mas o Corinthians, com o título paulista de 1941 assegurado, enfrentou, ainda, o Palestra Itália em 12 de outubro de 1941. Resultado: Corinthians 0 x 2 Palestra Itália. O Corinthians formou com Ciro, Agostinho e Chico Preto; Jango, Brandão e Dino; Tite, Servílio, Teleco, Joane e Milani. O Palestra Itália formou com Gijo, Junqueira e Belluomini; Oliveira, Goliardo e Del Nero; Echevarrieta, Valdemar Fiume, Capelozi, Lima e Pipi.

Com o Pacaembu ainda cheirando a tinta fresca (inaugurado em 1940) o público foi um recorde. Segundo estatísticas estiveram presentes mais de 60 mil pessoas, com a arbitragem do grande José Alexandrino. Esse foi um dos grandes “Dérbis” da história.

Laércio
Enviado por Laércio em 07/06/2015
Código do texto: T5269083
Classificação de conteúdo: seguro