TEMPOS IDOS...NOVOS PEDIDOS

Lembro dos passeios à Praça dos Leões, dos brinquedos e balões, nas visitas ao Parque das Crianças... Lembro das andanças ao Centro da Cidade, da raridade do Caldo de Cana com Pastel de 1ª na Praça do Ferreira, esta com seus bancos lotados por aposentados felizes e despreocupados da vida, na tagarelagem, a render prosa, enfatizando a juventude tinhosa de inquietudes bem vividas ...

Lembro da Livraria Alaor, Mesbla, Samasa, Binoca,Vesil e Milano, também da arquitetura do suntuoso Excelsior Hotel, do Quebra-queixo Coco & Mel, e do Doce Americano...

Lembro das quilométricas filas nos Cines São Luis e Diogo, para assistir Os Trapalhões, e na Tabacaria rolando jogo...Lembro do cheiro bom da Churrascaria Boi na Brasa, dos carros no Prédio da Crasa, e da Refesa e seus Vagões...

Da escola, lembro dos azuis aprovados e vermelhos das recuperações, das tarefas de classe, de casa e debates, dos colegas, professores e lições, projetos de recreação. Das deliciosas aulas de Artes e Ginástica, dos Passeios ao Museu, Fábrica de Castanha, leite Cila e Refrigerante Bhrama, Piquenique na fazenda Uirapuru, e compra dos presentes das crianças na Lobrás que foi uma programação bombástica, vivi deveras uma era da escola fantástica.

Lembro do dilema das espumas prateadas chegando ao Quebra-mar da Praia de Iracema, também da brisa que refresca batendo nas velas daquelas Jangadas chegando da Pesca.

Lembro dos homens ouvindo o gol irradiado, bem ou mal sintonizado, dos muitos artesanatos e berimbelos do Mercado Central entre chinelos, das apresentações na Encetur, peças no Teatro José de Alencar, e dos desfiles do Maracatu.

Lembro das casinhas de bonecas e o ki-suco nas canecas, do guisado nas panelas de barro, do Conto de Trancoso mais bizarro, das 1ªs bicicletas e suas buzinas, dos carrinhos para meninos e meninas.

Lembro da era da Dama & Dominó, dos Skates & Patins, e o elástico no cocó, das Milongas e Iô-iôs, Pipas, Piões e Pega-Varetas, dos Desfiles de Caretas, Bilas, Vai-Vém, Pique-esconde, Pera, Uva, Maçã, Salada Mista ou Fruta-do-Conde...Quatro Cantos, Jogo da Memória, Pega-Pega e a Hora do Espanto e tome história...

Lembro do puro lazer na Lagoa do Opáia, e o prazer de navegar naqueles pedalins, saboreando pipocas e dimdins... Lembro das 1ªs Pizzas na Casa D’tália, e algumas mais assadas nas pedras d’outras fornalhas...

Lembro da mesmice nos desfiles da passarela “Volta da Jurema”... Do 1º Shopping;Center Um...E do esquema nas bilheterias lotadas do Obá Obá, que me faz recordar o saudoso agito na Saudosa Maloca, lembro das discotecas Santa Esmeralda, Tatarana, da banquinha de Caipiroska da D. Maroca, dos jantares sofisticados no Trapiche, da Lasagna suculenta do Sorriento, das Peixadas vizinhas na mesma rua, do Camarão do Osmar e da força do Mirante a Luz da Lua.

Lembro do misto quente no Mitre, da Tropical Sucos, dos Caldos & Canjas fim de baladas, das Tertúlias nas garagens penumbradas, festinhas com jogo de luzes a circular, dos bailes no Recreio Clube e Circulo Militar. Das maravilhosas Luaradas com fogueiras e violões, acompanhadas por vozes sem ensaios, pessoas faceiras, almas descomplicadas sem deturpações.

... Depois de muito brincar, de muito viver, de tudo experimentar um pouco, descobrimos que o mundo é louco, e o pouco que vivemos foi muito, um muito que temos pra recordar e um tanto pela frente a enfrentar.

...E a gente cresce, tudo muda...a gente casa, e tem filhos e tudo recomeça em uma outra dimensão...dessa vez, nós estamos no lugar dos nossos pais, e nossos filhos saboreando o “Quero Mais”.

...E DEPOIS DE TUUUDO; EU ESCOLHI DEUS E CONHECI JESUS!

Ana Barreira
Enviado por Ana Barreira em 01/06/2015
Reeditado em 05/06/2015
Código do texto: T5262873
Classificação de conteúdo: seguro