"Uibai" aquarela- Lisytelles

A menina de Uibai

Ela veio do interior da Bahia, trazia na mochila o sotaque e o dialeto carregado de “Mainha, Painho” e um chamego contagiante. Falava de Uibai, sua cidade querida, perdida no sertão brado da caatinga, como um lugar encantador, apesar da vida sofrida do sertanejo.
Sua alta pontuação no Exame nacional do Ensino Médio ( Enem) deu-lhe a oportunidade sonhada, mas não imaginada, de cursar medicina, numa das melhores faculdades particulares, da Região da Mata Mineira, com bolsa integral.
Por tramas do destino, que não nos cabe explicar, ela veio fazer parte da minha família: Sua vinda nos levou a conhecer, hábitos, termos regionais, culinária; numa troca de amizade e carinho cada dia mais fortalecido. Tomamos conhecimento de Uibai, de seu amor (seu nego), seus parentes, sua gente: sertanejos sofridos e cancioneiros ricos em brasilidade e amor a sua terra.

Este ano ela conclui o curso de medicina, e está prestes a fazer residência num dos melhores hospitais de Porto Alegre, se especializando em urgência e emergência. Só então voltará para Uibai, pronta a compartilhar com seu povo e seus familiares o muito que aprendeu.

Assim, na mistura do sotaque baiano, mineiro e gaúcho surge à integração do povo brasileiro, motivo de orgulho para todos nós.
Felicidade e muito sucesso pra você, minha amiga e querida: Felícia.





 
Lisyt
Enviado por Lisyt em 30/05/2015
Código do texto: T5260442
Classificação de conteúdo: seguro