ALÉM DE UM SONHO




Desde a minha infância no meu tempo de escola, tenho grande fascínio por nossa história. Tudo que diz respeito ao Brasil colonial me faz viajar imaginariamente no tempo criando imagens fictícias em locais muitas vezes até inexistentes. Sempre que a matéria escolar era relacionada às aventuras dos descobrimentos, um filme era criado por minha ingenuidade de menino da roça que mal conhecia sua cidade de origem. Toda vez que eu tinha em mãos os desenhos do mapa do  Brasil, eu sonhava acordado, meu desejo era conhecer o norte e o nordeste, principalmente a floresta amazônica, com seus seringais, seus mitos e animais selvagens. Atualmente parece pouco, um sonho bobo e fácil de realizar, mas com isso eu sonhei de verdade, sabia que estava fora de cogitação, ficando apenas no sonho. Se uma viajem a Bom Despacho à apenas vinte quilômetros de nossa casa era um acontecimento inédito devido ao meio de transporte que além dos pés, se limitavam ao cavalo ou ao carro de boi, imaginem em locais tão distantes. Naquela época que nem é tão remota assim. Só alguns aventureiros tiveram esse privilegio. De certa forma sinto-me um privilegiado, por ter alcançado, esse maravilhoso avanço tecnológico que encurtou as distâncias e colocou o mundo inteiro ao nosso alcance, como se ele tivesse ficado pequeno como uma laranja cabendo na palma mão. Conhecer dois lados da medalha é sim um privilegio. Essa geração de jovens que nasceu desfrutando dessa maravilhosa tecnologia, a qual nós usufruímos, não sabe como isso bom, pois já nasceu na mordomia. Nunca tiveram de lavrar a terra com ferramentas rudimentares para produzir seu próprio alimento. Os tempos mudaram e a cada dia novos métodos nos colocam mais próximos do que era inatingível. De repente eu pude realizar meu sonho de infância visitei o norte e nordeste não só sobrevoei como pisei o solo da floresta amazônica. Superando minha própria expectativa, além de meu sonho realizado. Fui um pouco distante. Visitei dois países maravilhosos, Portugal e Espanha, duas culturas maravilhosas. Portugal então com seus nobres castelos se tornou numa verdadeira lenda, igualmente a Espanha com seus templos onde alguns dos apóstolos de Jesus deixaram suas marcas de fé cristã.
Foram dezoito dias de sonhos e magias em março de 2015 próximos passado.
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 27/05/2015
Reeditado em 31/05/2017
Código do texto: T5256556
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.