Altruísmo

Existem pessoas mais ou menos propensas a fazer o bem? Ou tudo é questão de boa vontade e espírito de sacrifício? O que significa para mim ser altruísta?

É somente na gratuidade que se aprende a sorrir mesmo com os desafios e dificuldades encontrados ao longo da vida.

Todos podem praticar o bem no seu dia a dia,mas tudo é questão de escolhas.Muitas vezes se faz algo bom na expectativa de receber um favor,uma recompensa,ou benefício em troca.Nem sempre porém,os frutos de uma boa ação são colhidos no momento preciso desejado,o que pode causar irritabilidade,frustração e perda de paciência,tornando a pessoa insatisfeita pelos resultados de seus atos. Entretanto,é possível afirmar que as consequências do amor não são perceptíveis aos nossos olhos,mas somente ao coração.Por exemplo,na recente vinda de meus pais e irmão aqui pra casa, minha mãe deu uma bicicleta nova de presente à Chiara.Ela ainda não estando acostumada com o brinquedo,em tamanho e complexidade maiores que o anterior, precisou de ajuda pra poder andar sozinha.Primeiras lições com o tio,homem forte,tipo atlético,inteligente,excelente educador no trato com as crianças.Com o retorno deles ao Brasil,coube justamente ao papai,à mamãe e irmão sairem com a menina para que a mesma continuasse a praticar. Finalidade alcançada sobretudo pela tenacidade e esforços dela diante dos estímulos recebidos.

Assim, fazer algo verdadeiramente gratuito em benefício de alguém quer dizer despir-se de si mesmo,das próprias intenções,colocando em primeiro lugar e ao centro da atenção o outro,tal como gostaríamos que fizessem conosco.É uma regra preciosa aquela que nos convida a vivermos a reciprocidade sem hipocrisia,com abandono.Simples gestos de amor sejam em família,com quem amamos e conhecemos ou em sociedade,com pessoas desconhecidas podem por vezes transformar vidas!

O que pode parecer em vão,atirado ao infinito,um pequeno grão de areia no meio de um oceano,pode significar tudo para determinada pessoa.Nada é ou está perdido quando é feito com o coração porque o bem se multiplica sempre.Cresce no mundo e em cada um de nós.Basta observarmos o olhar de quem não sabe amar e de quem ao contrário,se empenha dedicando-se a favor do próximo.Um tem o olhar endurecido,quase vazio,apagado,sorri mas não transmite nada.O outro,ao invés disso, exprime vivacidade,como se soltasse faíscas de energia penetrantes,transmitindo mesmo sua luz interior ao meio exterior!

Precisamos tomar consciência de que tudo,mas tudo que fizermos de bom ou ruim a nós retorna sempre!As experiências que temos ao longo da vida de gratuidade genuínamente desinteressada nos fortalecem e nos ensinam a acolher e a sorrir diante das dificuldades encontradas.

Enfim,somente com boa vontade e desprendimento se pode contribuir verdadeiramente a aumentar a corrente de amor universal que apesar de tudo,de toda a violência,terrorismo,horror que se alastra de um continente a outro, resiste e continua a manter vivo o mundo.

Bergilde
Enviado por Bergilde em 26/05/2015
Código do texto: T5255287
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.