"Socorro! Eu quero apenas estudar e não deixam". Se o povo falasse...

Intrigada com a nova de que o MEC não tem mais um tostão para financiar cursos superiores para os estudantes brasileiros, escrevi uma crônica bem interessante.

Trata-se do desabafo de uma estudante de 19 anos que votou na atual presidenta e viu seus sonhos minguarem...

Não deixe de ler.

============================================

Olá, meu nome é Patrícia, tenho 19 anos e me inscrevi no Fies

2015.1 pois desejava cursar Engenharia.

Sempre fui muito estudiosa. Mesmo sendo excelente na escrita, tenho muita afinidade com cálculos e números.

Sou uma jovem pobre e moro na região metropolitana de Pernambuco. Meus pais são sertanejos, minha mãe exerce o ofício de lavadeira, e meu pai é um exímio carpinteiro.

Tenho 5 irmãos mais novos que eu, e como meus pais são em extremo severos para que estudemos com afinco, eles estavam muito felizes em saber que a primogênita estava avançando. Meus maninhos, por conseguinte, logo mais estarão se inscrevendo no Fies para cursarem o curso da sua vida também.

Entretanto, estou com um sério problema: não consegui concretizar minha inscrição até a presente data e há informações veiculadas há poucos instantes, asseverando que o Ministério da Educação e Cultura está sem verba para financiar meu curso.

Sinto-me depressiva, oprimida, revoltada e um grito desesperado tenta saltar de minha garganta, mas só consigo soluçar...

Estou chorando...

Chorando muito.

Nossa! Estou muito trêmula, pernas inquietas, taquicardia, olhos esbugalhados e desejo de sumir...

Será que estou caminhando à passos largos para uma temível depressão? Ah, Deus meu!

Olha, eu já voto desde os meus dezesseis anos de vida. Fiz escolhas conscientes e estou quase 'inconsciente' ao ver o que fizeram comigo...

Ah, não honraram meu voto. Desrespeitaram minha crença. Sim, eu acreditei que vocês honrariam suas promessas, e que eu, menina simples, pobretona de Jó, pudesse, ao menos, num futuro próximo, estar sentada numa cadeira de destaque que iria construir com o fruto do meu esforço.

Quanto engano...

Autoridades, notem: eu só quero estudar...

Neste meu silêncio aflito, quanto mais eu me calo, maior é meu grito.

Meu consolo é saber que tenho ideais bem alicerçados e não desistirei de tentar, de guerrear, de lutar, no afã de ver prevalecer meu direito de, ao menos, estudar.

Entendam: eu não quero mais nada... Eu só quero estudar!

E infelizmente vocês frustraram, retardando meus sonhos.

Leia a matéria de minha autoria no sitio JUS BRASIL a qual sou Autora e Comentarista verificada.

link

http://ftimaburegio.jusbrasil.com.br/artigos/185389144/socorro-eu-quero-apenas-estudar-e-nao-deixam-se-o-povo-falasse?ref=news_feed

Fátima Burégio
Enviado por Fátima Burégio em 04/05/2015
Código do texto: T5230794
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.