O Jardim das dez flores

Hoje sonhei que alguém me ordenava construir um jardim. Como não sou e nunca fui jardineiro, uma das profissões mais charmosa, acordei sem concretizar essa ordem.

Por alguns minutos permaneci na cama, pensando como seria um jardim por mim construído. Não pensei em sua arquitetura, muito menos em seu tamanho, localização ou mesmo em que condições eu executaria tal tarefa.

Minha preocupação primeira foi como deixá-lo bonito, perfumado, aconchegante e simbolicamente representativo da personalidade de quem eu amo. Veio-me à mente a imagem de um jardim coberto de flores coloridas, combinando-as em decoração com efeito visual harmonioso e belo, principalmente a partir de cores quentes, não esquecendo as flores delicadas.

Como as fadas gostam de flores, reservaria um local onde elas pudessem descansar e viver em segurança. Colocaria sinos de vento para emitirem sons harmoniosos, pois fadas apreciam música. Espalharia potinhos contendo doces e balas, para agradá-las quando em visita. Instalaria uma fonte onde fadas e pássaros se serviriam de boa água. Seria um verdadeiro jardim encantado.

Serviria para impressionar o meu bem e fazê-la se apaixonar também por minha obra, um lugar especial, repleto de vida, harmonia e beleza, para que ela pudesse observar flores desabrochando em lindos cachos como recompensa de seu cuidado para com elas.

Este meu jardim seria criado a partir de dez flores, cada uma simbolizando um aspecto da personalidade e do jeito de ser de minha amada. Começaria com a flor Nove Horas, que de manhã se abre miudinha, parece uma violeta mais simples, mas em nada simplórias. À noite se aqueda em um descanso nos braços de Morfeu, o deus grego, um dos mil filhos de Hypnos, o deus do sono.

Como segunda flor, escolheria a Margarida, flor singela e de fácil cultivo. Em seguida a Alfazema, facilmente identificada pelo seu aroma fresco e limpo, extremamente agradável. Sua fragrância acalma e tranquiliza. Escolheria também a Gardênia, flor perfumada, que tem o significado da pureza, da sinceridade, da doçura e do agradecimento. Muito usada por pessoas que querem demonstrar os seus sentimentos.

A quinta flor a ser plantada é conhecida como Copo de Leite. Uma flor bela e graciosa, que ilumina e enche de alegria qualquer ambiente. Simboliza paz, tranquilidade e calma. Viria depois a Anêmona, flor silvestre cuja beleza está ligada a simplicidade. Flor que mostra a riqueza e a prodigalidade da vida e, ao mesmo tempo, a fragilidade. Simboliza felicidade e iluminação espiritual.

As Rosas não poderiam ficar de fora desse jardim, com graça e beleza e suas diferentes colorações encantam até mesmo quem já está acostumado a lidar com elas.

Como símbolo de perseverança, fortaleza e persistência, plantaria Cactos, que por sua capacidade de armazenar água por longos períodos, também simboliza as emoções e sentimentos guardados lá no fundo da alma. Suas flores, que geralmente florescem ao anoitecer, deixam expressar energia e beleza peculiar. Seus espinhos são estratégias de sobrevivência em ambientes agressivos e hostis.

A flor Amor Agarradinho, também conhecida como mimo do céu, amor entrelaçado e outras derivações, teria o seu lugar de destaque nesse jardim encantado. Suas pétalas têm o formato de coração, que dará ao ambiente uma atmosfera romântica e agradável.

E, finalmente, a Iris, a deusa grega do arco íris e mensageira dos deuses. Ela representa a construção de uma personalidade estável e coração equilibrado. A íris roxa está associada à sabedoria e ao conhecimento, A branca à fé, confiança, esperança, pureza e elevação da alma. A azul, à amizade, e a amarela à coragem. São vulgarmente designadas como lírios.

Escolheria só flores, porque elas constroem momentos de paz e tranquilidade. Com ela podemos celebrar a fertilidade, a vida, a renovação da vida. Elas renovam as esperanças de alguém desesperançado. Trazem a beleza para junto de nós. Elas estarão sempre ao nosso alcance, harmonizando e iluminando a nossa caminhada, e pelo seu poder podem transformar um dia comum em uma data especial, tornando-a magnífica e inesquecível. Elas também nos fazem recordar de momentos felizes que passamos juntos, pois estarão sempre ligadas a amores verdadeiros.

Gilberto Carvalho Pereira – Fortaleza, abril 2014

Gilberto Carvalho Pereira
Enviado por Gilberto Carvalho Pereira em 27/04/2015
Código do texto: T5222717
Classificação de conteúdo: seguro