Teste que avalia seu sofrimento.

Um teste bem interessante que o JC (Jornal do Commércio) divulgou hoje.

O teste foi criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e tem intuito de constatar se você está endividado demais.

Caso positivo, a OMS dá uma orientação e ainda exibe índices bem atuais, para você, ao menos se alegrar, e saber que não está sozinho neste barco furado, vez que 54 milhões de pessoas iniciaram 2015 inadimplentes com os compromissos firmados.

Achei as perguntas bem pertinentes, além, é óbvio de invasivas, mas lógicas.

Responda às seguintes questões:

PARTE 1

Responda SIM ou NÃO:

1. Você gasta mais de 30% da sua renda com o pagamento de prestações como da casa, carro, carnês, crédito pessoal, consignado ou cartão?

2. Da sua renda, mais de 15% está comprometida com financiamentos sem garantias (como casa ou crédito consignado)?

3. Acha que não consegue pagar todas as dívidas sem comprometer o sustento da família?

Caso tenha respondido SIM para uma dessas perguntas, faça o teste seguinte para ver se as suas dívidas interferem no estado emocional

PARTE 2

Responda SIM ou NÃO:

1. Tem dores de cabeça frequentes?

2. Tem falta de apetite?

3. Dorme mal?

4. Assusta-se com facilidade?

5. Tem tremores na mão?

6. Sente-se nervoso(a), tenso(a) ou preocupado(a)?

7. Tem má digestão?

8. Tem dificuldade de pensar com clareza?

9. Tem se sentido triste ultimamente?

10. Tem chorado mais do que de costume?

11. Encontra dificuldades para realizar com satisfação suas atividades diárias?

12. Tem dificuldades para tomar decisões?

13. Tem dificuldades no serviço (seu trabalho é penoso, causa sofrimento)?

14. É incapaz de desempenhar um papel útil em sua vida?

15. Tem perdido o interesse pelas coisas?

16. Você se sente uma pessoa inútil, sem préstimo?

17. Tem pensado em acabar com a própria vida?

18. Sente-se cansado(a) o tempo todo?

19. Tem sensações desagradáveis no estômago?

20. Você se cansa com facilidade?

AVALIAÇÃO

Se respondeu de 1 a 5 vezes SIM: sinal verde

Apesar das suas dívidas, seu estado emocional não está comprometido.

Se respondeu de 6 a 20 SIM: sinal vermelho

É possível que suas dívidas estejam interferindo no seu estado emocional. Recomenda-se a ajuda de um psicólogo ou profissional de saúde e aconselhamento financeiro.

Saúde!

Fonte: jconline.com.br

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/nacional/noticia/2015/04/06/teste-avalia-sofrimento-com-inadimplencia-175462.php

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/nacional/noticia/2015/04/06/teste-avalia-sofrimento-com-inadimplencia-175462.php
Enviado por Fátima Burégio em 06/04/2015
Código do texto: T5197543
Classificação de conteúdo: seguro