Grandes Partidas de Futebol

Sempre aconteceram, acontecem e vão continuar a ser disputadas partidas de futebol com resultados inesperados. Zebras fantásticas surgirão quando menos se esperar.

Eu sofri quando adolescente, com o resultado da IV edição do Campeonato Mundial de Futebol, em 1950, no Brasil.

Nossa equipe tinha tudo para vencer a final, até com facilidade. Havíamos vencido a Iugoslávia, considerada a melhor seleção de futebol da Europa, na época. Vencemos os iugoslavos, na fase de grupos, por 2 x 0. Depois batemos a Suécia por 7 x 1 e a Espanha por 6 x 1.

Na fase final do Mundial disputava-se um quadrangular e o Brasil com duas vitórias tinha 4 pontos; o Uruguai com 1 empate e uma vitória obtida nos minutos finais do seu jogo contra a Suécia, tinha 3 pontos.

Foi muito triste para a população do Brasil aquele resultado de derrota para os uruguaios por 2 x 1. Só o empate já seria o suficiente. E ganhávamos por 1 x 0 até os vinte minutos do segundo tempo. O Maracanã lotado e o Brasil superior ao Uruguai. E perdemos.

Todo o Brasil chorou. Eu ouvi à irradiação da partida no Largo do Rosário, pelos auto falantes de uma emissora de Campinas, acho que era a Rádio Brasil. Na época não havia TV no Brasil. No Largo do Rosário pessoas de todas as camadas sociais, pobres, ricos, estavam irmanados pela vitória do Brasil.

Quando o narrador que poderia ser Sérgio José Salvucci, e que assemelhava sua narração à do grande Pedro Luiz, disse: “ Terminada a partida. O Uruguai é Campeão Mundial de 1950”, todo o povo que estava ali chorou diante do resultado inesperado da partida.

Naquele momento eu fiquei muito triste e tive de amparar uma senhora que chorava copiosamente, e que não havia ombros que chegassem para aplacar tanta tristeza. Lembro-me de dizer-lhe:

“Senhora, eu também estou triste, mas sei que o Brasil irá festejar muitas vitórias no futuro. Este é um esporte traiçoeiro. Enxugue as lágrimas por que amanhã é outro dia e a senhora ainda terá muitas alegrias..”.

Então, ela me devolveu o lenço que havia lhe emprestado, ensopado pelas lágrimas e disse:

“Muito obrigado por me dar tanto apoio. Quando você me segurou eu estava a ponto de desmaiar..”. Despedimo-nos e confesso que nunca mais a vi.

Para mim a Copa de 1950 foi uma derrota dura de engolir. Para as gerações de hoje o jogo Brasil 1 x 7 Alemanha foi uma catástrofe sem precedentes na história do futebol brasileiro. Se em 1950 chegamos à partida final contra o Uruguai com uma boa equipe que poderia ser melhor se lá estivessem convocados Djalma Santos, Nilton Santos, Mauro Ramos de Oliveira, Cláudio e Simão.

Mas nossos dirigentes esportivos sempre preocupados com outros interesses nem sempre priorizam o futebol.

O futebol brasileiro de hoje está carente de craques, quase todos os jogadores da Seleção jogam fora do Brasil; os interesses envolvidos são muitos, e o Brasil fez partidas sofríveis desde o início do torneio. A derrota quase parecia anunciada para algum momento da competição.

A derrota de 7 x 1 para os alemães doeu, também, para mim. Mas como vivi as duas derrotas, para mim a derrota de 1950 foi muito mais dolorosa. Tínhamos uma equipe boa naquela ocasião e passamos de forma avassaladora pelos adversários na fase final do torneio.

Mas tenho fé que teremos ainda muitas alegrias pela frente. É só esperar.

Laércio
Enviado por Laércio em 05/04/2015
Código do texto: T5195693
Classificação de conteúdo: seguro