ROSENDO CONCEIÇÃO

Quem é esse verdadeiro cidadão goianiense que continua junto com a comunidade na luta pelas melhorias dos residenciais Jardins do Cerrado e Mundo Novo? Rosendo Conceição, nascido de pais humildes, aos 10 dias do mês de novembro, num pequeno sítio, no interior da Bahia, quando ainda criança foi acometido da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, doença que ataca as crianças e pessoas adultas, principalmente na medula espinhal e membros inferiores deixando sequelas físicas, fônicas etc. Aos 12 anos de idade, Rosendo Conceição, saiu do sítio onde morava e, acompanhado de sua cunhada, veio para a cidade de Goiânia, em busca de tratamento. Depois de baterias de exames sofreu um procedimento cirúrgico no Hospital das Clínicas, numa tentativa bem-sucedida de reduzir os efeitos da doença que progredia vergando um dos pés. Passada a cirurgia de reparação, Rosendo Conceição que agora tinha três anéis platinados no pé foi orientado pela junta médica a fazer uso de bota ortopédica e, por esta ser de alto custo, um grupo religioso doou o equipamento que passou a ser usado pela criança, durante alguns anos.

Como um milagre divino, todo o tratamento foi um verdadeiro sucesso e, o menino que poderia, talvez, não mais andar, à medida que fosse crescendo ou ficar tolhido, numa cadeira de rodas, superou a enfermidade, isto é, graças a parentes, equipe médica do Hospital das Clínicas de Goiânia e amigos evangélicos, o tratamento bloqueou os sintomas da doença, depois do implante das platinas num dos ossos afetados. Hoje, Rosendo Conceição, ainda manca um pouco e possui um pequeno bloqueio fônico, quase imperceptível, mas nada disso é empecilho para que Rosendo Conceição continue trilhando o caminho em prol de ajudar o próximo.

Durante a temporada em que Rosendo Conceição, quando criança, morou em Goiânia, fazendo o tratamento contra a paralisia infantil, ele teve uma professora que, voluntariamente, o alfabetizou. De volta à terra natal o pequeno teve uma grande surpresa, pois o sítio da família fora vendido e seus parentes agora morava no perímetro urbano da cidade, onde o menino e seus irmãos continuaram a estudar em escola pública, já que toda a família é de baixa renda. Vez por outra, Rosendo Conceição retornava à Goiânia para as revisões médicas, até que a partir do ano de 2000, passou a morar definitivamente aqui em Goiânia, tida por ele (e por milhares) como uma das cidades mais bonitas do País.

Em Wanderley, cidade do oeste baiano e terra natal de Rosendo Conceição ele é visto como um ser que carrega consigo o dom da humildade, da honestidade, do trabalho e do servir ao próximo. Não era para menos, pois desde pequeno não conseguia ficar parado. Não foram poucas às vezes em que Rosendo Conceição saía pelas ruas em busca de algum serviço para fazer, a fim de ganhar um dinheirinho para ajudar a custear seus estudos, haja vista que ele era de família de muitos irmãos e o material escolar necessário nunca fora barato. Quando foi ficando maior conseguiu arrumar emprego numa pousada da cidade e chegou a assumir a chefia, mas Rosendo Conceição gosta mesmo é de está no meio do povo. Logo, recebeu convite para trabalhar numa rádio da cidade, aceitou o convite e elevou o pico de audiência ao ponto de a rádio ter se transformada em líder de audiência na região. Inteligentemente, Rosendo Conceição, criou um programa diferenciado de todos os que existiam na redondeza. De quatro às oito horas da manhã o locutor Rosendo Conceição ou “RC”, como ainda é conhecido lá, era o comandante da voz wanderleense. Com tamanho sucesso do programa, Rosendo Conceição adquiriu mais espaço na rádio e, às tardes, passou a comandar outro programa líder em audiência. Em 2000, porém, um ano após Rosendo Conceição ficar órfão de pai e com basicamente toda a sua família residindo em Goiânia, se viu obrigado a mudar-se para a Capital goiana. Deixou a cidade em clima de total comoção. Nenhum daqueles conterrâneos que foram para a rodoviária ver a sua partida conseguiu ficar de olhos secos, mas Rosendo Conceição sempre fora firme em suas decisões e sabia - e sabe - exatamente o que fazer.

Chegando à Goiânia passou a trabalhar na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, como assessor parlamentar. Não concordando com certas práticas exercidas pelos seus chefes, foi categórico: amigavelmente pediu demissão! Os chefes chegaram a sorrir, mas depois percebeu que Rosendo Conceição falara sério. Diante disso, o ex-assessor parlamentar passou a trabalhar na iniciativa privada e mesmo trabalhando na iniciativa privada ele mantinha o hábito de encarar e resolver algumas pendências de muitas pessoas que o procurava. Bairros como Urias Magalhães, Vila Roriz, Santo Hilário, Recanto das Minas Gerais, Recanto do Bosque, Criméia Oeste etc. conhecem um pouco do trabalho desse moço, de modo que ainda hoje, centenas de moradores procuram Rosendo Conceição em busca de ajuda, orientação e, muitas vezes, resolução de problemas de diversas modalidades.

Depois de trabalhar mais de ano na iniciativa privada assumiu ocupação pública no município de Goiânia e, no entanto, de cinco anos para cá, sem se esquecer dos amigos das outras localidades, Rosendo Conceição passou a dedicar-se exclusivamente à comunidade dos residenciais Jardins do Cerrado e Mundo Novo, bairro onde ele mora e preside com muita garra, tolerância e, acima de tudo, com um grande respeito e carisma pelo povo. Trabalhando na Secretaria Municipal de Habitação (SMHAB) e presidindo os residenciais Jardins do Cerrado e Mundo Novo, Rosendo Conceição tem sido aclamado por muita gente, tanto por amigos que já o conhecia, quanto por novos necessitados. Com ele é assim: se o benefício ainda não chegou ao bairro ele vai atrás das autoridades e cobra mesmo! Esse meresse ser chamado de cidadão goianiense.

Gilson Vasco

escritor

Gilson Vasco
Enviado por Gilson Vasco em 02/04/2015
Código do texto: T5192756
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.