A TORRE DE BELÉM

A Torre de Belém é um dos monumento mais expressivos da cidade de Lisboa. Localiza-se na margem direita do rio Tejo na freguesia de Belém, onde existiu outrora a praia de Belém. Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, progressivamente foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje à terra firme.A torre de Belém é um dos mais importantes monumentos históricos português, Originalmente sob a invocação de são Vicente de saragoça, padroeiro da cidade de Lisboa, designada no século XVI pelo nome de Baluarte de São Vicente atuou como plano defensivo da barra do rio Tejo. Projetado à época de João II de Portugal (1481-95), guarnecia o país de possíveis ataques inimigos. Uma verdadeira obra arte, situada a margem direta do Tejo onde também se encontra o monumento dos descobrimentos, e uma replica do avião bi motor utilizado por Sacadura Cabral, e Nuno Melo quando em 1922 realizaram sua aventura na primeira travessia do atlântico sul pilotando o bimotor.
Jamais poderia imaginar, eu, um dia à margem do rio Tejo, no encontro de suas com o oceano atlântico, admirando a paisagem, a procura das imagens do passado que por varias vezes no meu tempo de escola minha mente criou debruçada no livro estudando a matéria do descobrimento do Brasil. Estar vislumbrando o local de onde Cabral partiu com suas trêze naus e dez caravelas, na missão de descobrir o Brasil, ou talvez já com o propósito de empossar suas terras. Como questionam os historiadores.
Nunca esteve em meus planos essa possibilidade, mas mesmo sendo um acontecimento impensado de minha parte aconteceu. E eu adorei esta aventura.
Oito meses foi o tempo que levaram para organizar sua expedição, composta por mil e quinhentos homens.
Que ao afastar das costas da África livrando das calmarias aportaram na Bahia empossando as terras brasileiras.Após seguiram viagem com o objetivo de negociar com a índia suas especiarias que eram monopolizadas pelos árabes turcos e muçulmanos que monopolizam o comércio. Foram surpreendidos por uma tempestade em alto mar no atlântico sul, e tiveram perdas danosas na sua frota, além de irreversíveis perdas humanas, restaram apenas seis caravelas com as quais seguiram em frente, quando Foram atacados pelos árabes e mulçumanos que detinham o domínio comercial e temiam a concorrência portuguesa. Com bravura Cabral venceu a batalha e saqueou a frota do inimigo. Prosseguindo em sua missão foi bem sucedida ao conquistar a amizade do governador de coxim, cidade estado indiana, abrindo as portas ocidentais para o crescimento comercial para a corte portuguesa. Voltou a Lisboa com um numero reduzido de tripulantes, para mais tarde cair no esquecimento.
Admirando a beleza do Tejo desembocando no atlântico, onde um monumental navio com suas caravelas eternizam as figuras dos descobridores esculpidas com a arte portuguesa, que se encontra bem ao lado da torre de Belém, e observando o grande numero de turistas com suas máquinas sofisticadas em mãos, fotografando tudo. Comecei a refletir voltando ao passado nas imagens daquelas figuras do descobrimento, criadas por mim quando estudei a matéria escolar do descobrimento do Brasil, e que ainda me acompanham engavetadas na mente. Passei então a admirar e a contemplar aquelas figuram ali esculpidas, por sua coragem de embrenhar mar afora orientados apenas por uma bússola, usando o vento como combustível. Restou-me apenas uma pergunta será que entre aquela multidão de turistas que se fazia presente, teria pelo menos um com ancoragem daqueles heróis?


 
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 26/03/2015
Reeditado em 04/07/2015
Código do texto: T5184019
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.