Plantando lembranças.

Há muitos dias não vou ao jardim, aqui onde moro chove diariamente.

A chuva favorece o brilho do verde e sua gama de tons. Isso me encanta e acolhe.

Dá janela observo o pé de acerola se enfeitando de minúsculas flores, em breve estará repleto de pequenas contas vermelhas. Outros frutos surgem em pontos distintos do jardim: um pé de pokan, que, em busca de sol, ousei trocar de lugar. e achei que não ia resistir, mas ele lutou galhardamente e este ano floriu e já surgem os primeiros frutos.

O Manacá também está florindo e a azaléia se prepara para disputar o encanto do jardim.

Meu jardim não é organizado, nele planto lembranças de pessoas queridas, que fizeram parte da minha vida.

Atenta as minhas recordações, durante algum tempo estive a procura da trepadeira que havia no jardim de minha avó: Lagrima de Cristo, mas tinha que ser branca. Perguntava a uns e outros, mas ninguém conhecia.

Certo dia... O padeiro chegou trazendo, junto com o pão, um vaso com uma bela muda da tão almejada flor.. Entusiasmada, e agradecida, coloquei o vaso na entrada de minha varanda. A planta desabrochou e floresceu com vigor..

O tempo passou... E o senhor, agora meu amigo, ao fazer a entregado pão, fica observando, atentamente, a Lagrima de Cristo toda florida.

Por achar estranha tal atitude, mas orgulhosa da beleza do vaso, comentei:

-Veja como está linda a muda que você me deu!

Ele sorriu e disse:

-Esta muda foi minha mãe que plantou pra senhora. Ela faleceu faz pouco tempo.. Agora, quando venho aqui e vejo a Lagrima de Cristo toda florida, lembro de minha mãe e sinto enorme consolo. É como se ela aqui estivesse. O nome dela era Virgínia. Falo sempre pra minha irmã: Se quiser lembrar alguém que se foi, plante-a em lugares que você a veja, assim ela não morre.

Emocionada concordei.

. Olhei em volta... Vi, ali, em meu jardim, tantas pessoas queridas, que partiram, mas permanece presente nas flores que enfeitam meus dias.

Desde então, todas as tardes, ao molhar os vasos da minha varanda: agradeço D. Virginia e envio-lhe uma prece. de gratidão.

Lisyt
Enviado por Lisyt em 20/03/2015
Código do texto: T5176931
Classificação de conteúdo: seguro