A BANDEIRA DO MEU PAÍS

Não. A cor da bandeira do meu país não é vermelha.

Não. Não é vermelha a cor da bandeira do meu país.

Verde, azul, amarelo e branco. Estas as cores. Esta a minha bandeira.

Entre escândalos e discursos, entre foices e martelos e mais escândalos e palavras de ordem, a bandeira do meu país ficou esquecida por um tempo. Como se ela não estivesse à vista de todos, aos olhos do mundo. Mancharam a bandeira do meu país. Rasgaram a bandeira do meu país. E tiraram pedaços e mais pedaços. Aqui e acolá. E mais um pedaço. Fragmentos. E entre nomes e listas e partidos, minha bandeira ficou num canto. Silêncio.

Mas...

eis que trinta anos depois de um processo doloroso e extremamente difícil, bandeiras e camisas foram agitadas nas ruas das principais cidades do país. Camisas da seleção. Bandeiras amarelas e verdes. Não eram vermelhas! As bandeiras gritavam. As camisas protestavam! Avenidas tomadas. A avenida Paulista, centro do poder econômico, tomada por manifestantes de todos os lugares. Nenhum político e nenhum partido. O povo. O povo simplesmente na rua. Panelas e apitos!

Não. A bandeira do meu país não é vermelha. E enquanto houver fôlego e palavra, enquanto houver força e poesia, enquanto houver a necessidade de escrever sobre o meu país, escreverei. Não quero uma Venezuela aqui! Não quero Chávez, Maduro ou Fidel. Quero o meu país. Genuinamente brasileiro. E o meu país, decerto, não é vermelho!

CAMPISTA CABRAL
Enviado por CAMPISTA CABRAL em 16/03/2015
Código do texto: T5171763
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.