EM PARIS SOMOS MAIS CONFIANTES

Na tediosa Paris do pós-guerra, Simone tentava se lembrar dos azares que a levaram encetar uma relação sempiterna com Jean-Paul. Esse esforço de memória, quase sempre ineficiente, levou-a a concluir que teria escolhido o pueril filósofo como seu companheiro. E disse: “Eu o escolhi!”. Mas ela, Simone, lembrando o grande filósofo espanhol, era ela e suas circunstâncias. Pelo que penso, nessa relação é bem mais provável que quem escolheu foram suas circunstâncias, não ela. E se o nariz de Cleópatra fosse um pouco maior, nem ela nem Pascal talvez sequer tenham existido. Muito menos teriam havido as circusntâncias em que pudesse escolher do jeito que escolheu. As circunstâncias e que deram a ela as condições de escolher. Os poderes das asas de uma borboleta, aqui ou no Texas, interferem muito mais numa escolha do que a vontade de Simone. Mas a escritora francesa existiu, existiu, e como um ser existente era lhe dado o poder de escolha. Ela escolheu. Mas escolheu Jean Paul. Ao contrário da Lâmpada de Aladim, ela só tinha uma escolha, e com a escolha que fez teve de viver o resto da vida. Suas escolhas futuras não podiam mais negligenciar as escolhas anteriores. Escolhas são isso: optar entre possibilidades que não escolhemos.

Eu, aqui e hoje