[MATRIX] o que seriam as nossas pílulas?

A vida que você já leva, é na Matrix, e ela já não é boa. É planejada para que as coisas deem errado também.

Na arte, a verdade era revelada por uma escolha. Na vida também, e essa escolha dificilmente ficará visível pra você. Ninguém vai invadir seu cotidiano, te instigar e oferecer uma pílula do descobrimento.

Na verdade até poderia, mas metade das pessoas não está interessada. E se está, a pílula é literalmente uma pílula, e felicidade em pílula não é acreditável a essa altura. A pílula é possível, mas que haja felicidade plena nela não. (definição de felicidade plena é dispensável agora)

A história é movida por determinações e ações que funcionam quase como em um ciclo vicioso. A informação existe pra quem quer procurar, e só procura quem sabe que ela existe, e só sabe que ela existe quem a procurou (?). Se você não acredita em papai noel, ao conferir a chaminé não se pergunta porque as cinzas estão esparramadas (?)

Em Matrix, só saia de Matrix se você fosse escolhido por demonstrar potencial. Aqui o potencial é reconhecido apenas em quem teve singularidades e foi livre das mazelas na construção de seu currículo da vida (tornando mais fácil a construção literal de um) e é visto e quisto como consequência de correr atrás, e não o contrário.

E quando você escolhe, porque aqui você pode, procurar e encontrar, duas coisas podem acontecer: ou você renasce, ou você perece. E pode ser que você renasça perecendo, ou que pereça para renascer e... Isso é o complexo de ciclo vicioso dessa pensadora. Que envolve muita procrastinação também.

Você pensa: eu deveria ter escolhido a outra pílula.

Mas a sensação quando se descobre que o mundo onde você vive não é mais como você achava que era, é a mesma. Achar não é mais permitido, e isso te faz entrar em outro ciclo vicioso.

Dentro ou fora da Matrix os ciclo viciosos parecem uma desculpa perfeita, talvez porque a forma do círculo é perfeita e porque seja mais fácil dizer que a unica maneira de seguir, é voltar pro mesmo lugar.