Mas eu me mordo de ciúmes!

“Mas eu me mordo de ciúmes” é um trecho da música “Ciúme” do compositor Roger (Ultraje a Rigor). O cara da letra afirma que se morde de ciúmes de sua menininha, mas ela o deixa à vontade e diz que é muito bom ter liberdade. Mas como seria essa liberdade? Primeiramente, o que é ciúmes?

Segundo o mini dicionário Aurélio, o ciúme é um “sentimento doloroso causado pela suspeita de infidelidade da pessoa amada”. Em outras palavras, o ciúme é uma desconfiança. E se um relacionamento não houver confiança, pode acabar aos poucos. O ciúme pode até aparecer bonitinho, mas em excesso, sufoca a pessoa amada.

Você é ciumento(a)? Só um pouco ou de jeito nenhum? Ou se morde de ciúmes como na letra de música?

Como já te disse, o ciúmes pode ter o seu lado bonitinho. Tem pessoas que adoram que os seus parceiros sintam ciúmes nem que seja um pouquinho. Mas também há pessoas que detestam os ciúmes seja qual for o seu tipo. Sim! Tem tipos de ciúmes. Qual é o seu?

Menor, moderado ou máximo?

Mais adiante falaremos em detalhes sobre esses tipos. Agora quero falar o que faz uma pessoa ficar com ciúmes de outra. Isso é bem sério! Tem vários coisas que podem causar ciúmes. Mas lembre-se só há ciúmes quando não há confiança. Por que não sente confiança na pessoa que está ao seu lado? Com certeza ela deve ter te apresentado indícios que não pode confiar tanto nela assim.

A confiança pode ser comparada a um vidro. Isso mesmo! Se ela quebrar, é impossível juntar os cacos novamente. Mas há pessoas que perdoam e dão segunda chance. Outras nem dão chance de você se explicar.

Se a sua confiança foi quebrada, os ciúmes irão surgir imediatamente. Há quem diga que não é ciúmes, é apenas cuidar do que é seu. Isso é um sentimento de posse, traduzindo: Ciúmes.

Como eu disse, há várias coisas que podem causar ciúmes. Uma delas é a autoestima baixa. Como assim autoestima baixa? Sim. Uma das pessoas que sente ciúmes pode estar com a autoestima muito baixa. Ela pode pensar que a pessoa amada pode encontrar alguém melhor, mais bonito, mais educado, mais...mais e etc. E se a pessoa pensar assim, com certeza vai arrumar muita confusão e colocar tudo a perder. Por que quando aparecer alguém que a pessoa com ciúmes acha que a pessoa amada se interessaria, vai acontecer brigas e ataques de ciúmes. Então, primeira coisa para os ciumentos de plantão: aumente a sua autoestima! Se você estiver com uma autoestima lá em cima, com certeza não vai pensar que alguém vai querer roubar a sua menininha ou menininho. Lembre-se se a pessoa está contigo, é porque você se destaca entre todas.

Outra coisa que gera ciúmes, é a amizade de ex-namorados(as). Por exemplo, você está lá curtindo o perfil da sua menininha, e aquele ex-namorado dela vai lá e curte todas as fotos e comenta tudo. Você fica de boca aberta. Como assim? O que esse rapaz está querendo? Ai você tem uma atitude impensada. Vai atrás dela e a golpeia com palavras fortes e a deixa chorando. Depois você até tenta tirar satisfações com o tal cara, e vai de olho roxo para casa. Resolveu alguma coisa? Se tem uma coisa que não resolve nada é ciúmes. Ele só acaba com relacionamentos. Se um cara curtiu as coisas dela na rede social, é puro recalque! Ele quer causar intriga e você vai deixar? Mostre a ele que você não precisa se rebaixar ao seu nível. Ele já teve a chance com a garota e desperdiçou, não deixe desperdiçar a sua também. Converse com calma com ela sobre isso, mas não parta para a violência. Lembre-se violência só gera mais violência.

Há outras coisas que podem causar ciúmes...Como roupa curta! Sim. Várias garotas gostam de usar roupa curta e isso não é visto com bons olhos pelo os namorados. Mas agora a conversa é com você, menino! Você confia em se taco? Então, se confia, não precisa mandar a sua menina trocar de roupa por causa dos seus ciúmes. Lembra daquela frase: O que tem de bonito é para se mostrar. Se você gosta de sua menina, é claro que você quer vê-la linda, e não mal arrumada. Os garotos podem até olhar, mas a menina está com você e ponto final!

Então é isso...Há muitas outras coisas que causam ciúmes, e depende de você para acabar ou não com essas situações. Voltando lá atrás...Qual é o seu tipo de ciúmes? Menor, moderado ou máximo?

O ciúmes quando é menor, ele não é muito expressado. Isso significa que a pessoa que sente ciúmes de você, não vai te demonstrar isso tão facilmente. E por isso, você até pode pensar que a pessoa não gosta de ti, mas lá no fundo ela se morde de ciúmes.

O ciúmes moderado é aquele que a pessoa não tem muito e nem pouco. Ela pode demonstrar alguma coisa dependendo da situação: pode ficar emburrada por exemplo...Ou deixar de falar com você por alguns dias ou deixar e ir a algum lugar ou também ignorar um pedido seu. Resumindo... ela pode fazer pirraças para chamar sua atenção!

O ciúmes máximo é complicado e egoísta! A pessoa que sente ciúmes é muito desconfiada e qualquer coisa já é motivo para brigar com você. Ela quer você e se sentir que o namoro está ameaçado, pode crer que ela fará de tudo para que nada atrapalhe. E quando digo tudo, é tudo mesmo: brigar, e em alguns casos pode acontecer morte!

Se você conferiu os tipos, agora pode saber qual é o seu ou da pessoa amada. Mas lembre-se de uma coisa: Não sinta ciúmes, a pessoa está com você! Então porque temer? Mas se sentir, não sufoque quem você ama! O ciúmes pode te custar caro, como perder o amor da sua vida.

Janaina Caixeta
Enviado por Janaina Caixeta em 23/02/2015
Reeditado em 23/02/2015
Código do texto: T5147383
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.