CONSTRÓI-SE, INVENTA-SE

Não gosto da expressão "3ª idade".

E posso garantir que nada tem a ver com a minha. Que bobagem essa escala, essa quantificação às etapas da vida. Concordo com o fato de que quantificá-la seja um modo de ligar etapas variáveis da trajetória vivida, entretanto, a cada tempo, seu prêmio e seu ônus.

Óbvio que as circunstâncias direcionam, mas o que nos capacita e habilita a vivermos diante das situações que se nos apresentam de forma concreta é o que temos de real dentro de nós.

Somos diferenciados de coisas e objetos, nossa essência é precedida pela existência e esta talha o que de melhor há em nós (e o de ruim também) e da existência brota nossa essência. É justamente isso que faz com que sejamos o que somos e não o que querem que sejamos.

Temos a identidade que a essência nos dá e essa essência é nossa liberdade. De acordo com o pensamento sartriano, o ser humano constrói-se e inventa-se a cada instante. As circunstâncias e as situações convidam o homem a escolher e a escolha é sempre humana.

Desta forma, concordo com frase que li, dizendo que "bonito é estar de bem com a vida". Esse "de bem com a vida" é sentir-se com liberdade para as próprias escolhas, as quais devem ou deveriam ter sido assim regidas, desde que cada um de nós já sabia o que deveria ou não fazer.

Minha idade começou no início de mim e hoje estou na fase a que faço jus. Pior ainda, é quando dizem "melhor idade"...

Cada qual sabe de si.

Dalva Molina Mansano

Dalva Molina Mansano
Enviado por Dalva Molina Mansano em 04/02/2015
Reeditado em 06/02/2015
Código do texto: T5125547
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.