Pequenas Corrupções

Comumente ouvimos um clamor, justo e popular sobre a "corrupção do país", no entanto, observo que poucos são capazes de atentar para

as pequenas corrupções que comete.

Muitos falam em direitos, poucos se comprometem com os deveres.

Muitos cobram posturas, mas são incapazes de se responsabilizar pelos próprios atos.

Muitos pedem mudança do mundo, argumentando com orgulho que precisam ser aceitos do jeito que são.

Muitos reclamam dos impostos e assaltos sofridos diariamente, sem ponderar que são ávidos por vantagens fáceis.

Muitos clamam por igualdade e respeito, pregando diferenças e cotas em uma luta separatista.

Muitos exigem estruturas eficientes, sendo um funcionário com má vontade e pouca dedicação ao trabalho.

Muitos se julgam explorados, mas na primeira oportunidade assumem o papel de exploradores.

Muitas queixas são levantadas sobre as inundações durante as chuvas, mas a luz do sol, o lixo é jogado na calçada.

Muitos rogam justiça e compreensão, apontando e condenando tudo e todos.

Muitos lastimam a violência, mas se eximem da educação e gentileza.

Muitos bradam a desassistência, mas são incapazes de um gesto de altruísmo.

Efetivamente, a assepsia moral começa com a mudança de valores pessoais. O sábio dito popular assevera: "Cada país tem o governo que merece". Que nos esforcemos por um governo melhor.

Fernando Paz
Enviado por Fernando Paz em 26/01/2015
Código do texto: T5115200
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.