O Amor.

Crônica.

O Amor.

Quando se ama tudo se transforma, quando se ama o mundo interior se transforma. Assim é o universo interno do individuo que está amando, ou pelo menos é assim que imagino ser. Quando digo isso à impressão que fica é que eu desconheço este sentimento chamado amor, que é tão belo tão puro e grandioso.

Mas ao dizer isso, na verdade estou tentado acreditar que as pessoas deste nosso pequeno planeta azul, realmente sinta essa transformação, primeiramente no interior, e posteriormente no exterior, eu quero acreditar que o amor ainda exista e transforme as pessoas de forma radical.

Quando assisto ao noticiário e me deparo com inúmeras noticias de violências, e a maioria delas acaba em mortes motivadas por ciúmes doentios, eu me questiono a respeito desse sentimento chamado amor. Talvez o amor seja perigoso demais para a raça humana, mas eu posso estar enganado, talvez seja a raça humana perigosa demais para o amor.

A verdade é que a cada dia que se passa sabemos menos do amor, estamos desaprendendo a amar, se amar aprende amando, então esta geração encontra-se em sérios apuros. O modo de vida que temos nesta sociedade tão materialista e superficial faz com que o amor se esfrie cada vez mais rápido nos corações, e é sempre deixado em segundo ou terceiro plano, isso quando é incluído nos planos.

O amor é muito mais que podemos imaginar, é muito mais do que podemos sentir, é a maior realização da vida, é a maior conquista de uma pessoa. Muitos passam a vida inteira atrás de um grande amor, outros já mais sortudos passam a vida inteira com um único grande amor. À vida é mesmo assim imprevisível.

Muitos confundem amor com paixão e não é para menos, dado a grande semelhança entre estes dois gigantescos sentimentos, é de se imaginar que causem confusão e transtornos. Só existe uma maneira de ver a diferença entre os dois, é dar tempo ao tempo, quando digo isso afirmo com veracidade este fato misterioso, é o tempo que dita às regras e nos mostra se o que sentimos é amor ou paixão.

Talvez você que esteja lendo essa crônica ainda não teve uma experiência com o amor, um amor verdadeiro profundo e dolorido, ou talvez você seja um veterano no que desrespeito a amar. Aos que ainda não conhecem este sentimento, lhes dou uma advertência bem sincera, cuidado perigo, o amor não vem com manuais de instrução, e nem existe uma formula matemática ou uma porção magica para ele. Não há como se saber quando ele vira, ou por quem ele vira certo é que em um determinado momento da sua vida, ele vira com toda a força. Como dizem os poetas, “Amar só se aprende amando.” E nesta nossa breve vida, não há nada que seja superior, que seja melhor, que seja mais doce, que este estranho e cruel sentimento chamado amor.

Tiago Pena
Enviado por Tiago Pena em 14/01/2015
Código do texto: T5101666
Classificação de conteúdo: seguro