Intolerância não Respeito sim.

Crônica.

Intolerância não Respeito sim.

O que nós temos de melhor em relação às outras pessoas do nosso planeta, existe realmente algo em nós que seja melhor. Não sei qual foi sua resposta, nem mesmo sei se você respondeu. Certo é que neste pequeno planeta em que vivemos nessa aldeia global, esta esfera azul suspensa no espaço, habitam seres que acreditam piamente serem humanos, tenho as minhas duvidas.

A verdade é que somos diferentes em tudo, não só na aparência física, quando digo isso não me refiro aos padrões de estítica e beleza, mas as características do caráter, essas sim nos diferencia das demais pessoas, características essas que estão arraigadas na personalidade de cada um, independente de sua condição financeira, da cor da pele do partido politico, ou até mesmo da religião que professa.

O que define a nossa personalidade é o conjunto de verdades em que acreditamos serem certas, é o ideal de vida que defendemos, e pelo qual lutamos no decorrer da vida. Nossa escolha em uma primeira analise, deriva da influencia do meio onde crescemos e vivemos, mas a nossa escolha de vida nem sempre permanece a mesma, temos a liberdade de muda-la, em nosso país somos livres para escolhermos o caminho que acharmos melhor para nossa vida, sejam eles de certa forma tradicionais ou não tradicionais.

Em muitos países também é assim, as pessoas gozam da liberdade de escolha. O caráter das pessoas é formado a partir das escolhas que fazem, cada um tem o direito de opinar sobre a vida do outro, desde que não ultrapasse os limites da outra pessoa, talvez nossa opinião seja muito diferente das demais pessoas, é internamente até não concordamos com o tipo de vida de nosso semelhante, mas isso não nos da o direito de interferir ou agredir essas pessoas só por serem diferentes e terem opiniões diferentes.

Nos que nos denominamos seres humanos temos que ser essencialmente mais humanos, temos que amar mais e odiar menos têm que dar mais respeito do que a intolerância. Pense bem, tenho plena certeza que minguem gostaria de ser agredido só por não compartilhar das mesmas opiniões do seu próximo, talvez a roupa que você use seja diferente das demais, ou a religião que você professe seja de outra cultura. Isso não torna você menos ou mais humano que as demais pessoas. Então eu me questiono, e às vezes fico confuso sem entender nada, afinal que mundo irracional é esse em que vivemos.

Outro dia andando pelas ruas do meu bairro, vi uma cena inusitada e incomum eu diria, eu avistei na porta da casa de um senhor já bem idoso, um gato que dormia por cima de um cachorro, os dois estavam tão tranquilos que nem perceberam minha presença, fiquei ali parado por alguns instantes, admirando a cena. Pena que eu não estava com meu celular para tirar uma foto, serviria perfeitamente como ilustração desta crônica.

Este mundo é mesmo esquisito, aquilo que eu procuro nos seres humanos, naquelas pessoas que se dizem racionais é intelectuais, acabo por ver nos animais, que são considerados uma raça irracional é inferior, existe entre muitos desses animais uma tolerância e um respeito de dar inveja a qualquer um de nos pessoas racionais.

Talvez o que nos falta seja aprender a observar melhor o que está acontecendo a nossa volta, porque até os animais estão nos dando exemplos de civilidade e respeito. Queremos um mundo melhor com pessoas melhores, que se respeitem, que se amem de verdade, independente de como ela seja ou de onde ela seja, ou como ela esteja. Existe apenas uma verdade absoluta em todos os lugares do mundo, a de amar ao seu próximo com a ti mesmo, essa é a grande verdade que a humanidade deixou para traz.

Tiago Pena
Enviado por Tiago Pena em 11/01/2015
Código do texto: T5098451
Classificação de conteúdo: seguro