As Teses de Satanás

Acabei de ler, reler e tornar a ler um livro magnífico, intitulado: As Teses de Satanás.

Livro este, detentor de um título forte, cheio de motivos, que, por força do tema, faz com que mantenhamos distância de tal literatura. Ora: quem quer saber as Teses do Capeta?

Assim, este livro, de autoria do grande e ilustre escritor cristão Hernandes Dias Lopes, muito me chamou a atenção nos últimos dias, pois, assoberbada em defender a minha tese monográfica que consistia em dizer que o legislador (aquele que cria Leis) errou em determinada fase do Código Civil Brasileiro, convenci a banca examinadora e provei por A + B que meu pensamento estava correto e que o legislador realmente derrapou feio em certa instância do ordenamento jurídico.

Com o pensamento fixo em "Defender a minha Tese" em mente por quase 01 ano de estudos, pesquisas e muita, muita leitura; meio atordoada pós defesa convincente e exitosa, deparei-me justamente com livro possuidor de um título bem sugestivo e intrigante que dizia: As Teses de Satanás.

De início, o sentimento que tive foi de manear a cabeça e pensar: longe de mim adquirir tal livro. Quero lá saber quais são as Teses dessa coisa maligna, malévola!

Sai Satanás!

Entretanto, após assistir ao vídeo que culminou com a confecção do livro que é sucesso de vendas no Brasil, decidi pedir de presente ao meu filho um exemplar da intrigante obra literária do Hernandes.

Resistência total do pimpolho de 25 anos: Danou-se mãe! Para que a senhora quer saber as Teses do Capeta? Misericórdia!

Ri dentro em mim e disse: Filho, este livro é fantástico! Assista ao vídeo e saberás do que estou falando.

Ganhei de presente natalino (atrasado) o tão almejado livro.

Degustei-o numa tarde. Impactada, tornei a lê-lo, agora de forma menos ávida, marcando as partes que mais me chamaram a atenção e estou ainda remoendo trechos que muito me ensinaram acerca da guerra travada entre os filhos de Deus e o nosso arqui-inimigo que possui vários nomes: Tentador, Usurpador, Ladrão, Matador, Roubador, Destruidor, Diabo, Capeta, Mentiroso, Pai da Mentira, Príncipe das Trevas, Cachorrinho atado à coleira de Deus, dentre outros nomes que o autor, de forma inteligente e, por vezes, engraçado, rotula-o.

O livro narra a história do servo de Deus de nome Jó.

Um homem íntegro e reto, temente a Deus e que desviava-se do mal. Jó era rico, próspero, tinha mulher e 10 filhos, muitos impérios na terra, saúde plena, enfim, tudo era perfeito em sua vida.

Insatisfeito com os requisitos, posses materiais e caráter oriundos de Jó, fazendo uso seus ardis malignos, Satã usou todas as suas Teses para tentar convencer Deus de que o homem só adora-O por interesse. Adorar a Deus, segundo umas das Teses de Satanás, é uma forma de subornar a Deus, pois o homem adora-O para obter presentes, dádivas, prosperidade.

Deus então permite, dá uma carta de concessão ao Diabo para que ele toque, invada, destrua várias áreas da vida do fiel servo Jó.

Animado, Satanás destrói sem dó nem piedade tudo o que Jó detinha na terra.

Desta feita, Deus, ante todas as maneiras de Jó permanecer fiel mesmo em meio a tantas infelicidades e infortúnios, consegue refutar e derrubar todas as Teses levantadas por Satanás.

Este é um breve relato do livro de meras 87 páginas.

A seguir, transcrevo, na íntegra, trechos do livro que muito me impactaram e reavivaram minha força e fé num momento de grande turbulência existencial vivenciado por todo cristão fiel.

Observem:

"Nossas provações não vêm para nos destruir, mas para fortalecer as musculaturas da alma". pág.64

"Vale destacar, porém, que Satanás e suas hostes não podem agir à revelia de Deus. Não podem atuar sem a permissão divina. O diabo é um ser limitado quanto ao tempo, ao poder e à área de atuação. Ele só pode ir até onde Deus lhe permite ir. Só pode fazer o que Deus permita que ele faça. Até Satanás está a serviço de Deus!". páginas 60, 61

"Aqueles, porém, que foram arrancados das potestades de Satanás, resgatados da casa do valente e transladados do império das trevas para o reino de luz estão assentados com Cristo nas regiões celestiais. Isso não significa, porém, ausência de lutas. Enquanto estivermos neste mundo, viveremos num campo minado, num território encharcado de profundas tensões espirituais. Por isso, Jó, mesmo sendo um homem piedoso e o mais devoto de sua geração, não ficou imune a essa batalha". Pág. 60

"Ser vítima de acusações mentirosas já é um fardo muito pesado, mas ser acusado por amigos é ainda mais doloroso. Ser acusado por aqueles que deveriam estar ao nosso lado agrava ainda mais a nossa dor. Ser acusado injustamente quando estamos no vale da prova é uma dor indescritível. Jó está sendo comprimido por todos os lados. Está no moinho de Deus, na fornalha da prova". Pág 57

"... sob a mais densa tormenta, no epicentro da crise, Jó mantém sua fidelidade a Deus". pág 54

"O mesmo sol que amolece a cera, endurece o barro. O mesmo sofrimento que produz quebrantamento numa pessoa, produz endurecimento noutra". pág. 53

"Deus é melhor que as dádivas Dele". pág. 53

"Satanás, como bem pontuou Lutero, é um cachorro na coleira de Deus. Só pode ir até onde Deus permite". pág. 51

"Os dramas da nossa vida não apanham Deus de surpresa nem desafiam sua providência. Mesmo quando cruzamos os vales mais escuros, é a mão de Deus que dirige o nosso destino". pág 48

"... parecia que esse homem só tinha passado e mais nenhum futuro". pág 46.

"Jó estava provando de forma eloquente que sua devoção a Deus não estava baseada no que recebia de Deus, mas no caráter do Senhor". Pág 43

"Satanás estava atacando Deus, insinuando que o Todo-Poderoso, sendo carente de adoração, precisava subornar as pessoas para receber delas adoração". Pág 40.

"Satanás estava insinuando que ninguém adora a Deus por motivos puros, mas sempre por algum interesse ou retorno financeiro. A espiritualidade não passa de um meio para alcançar favores imediatos. O relacionamento com Deus é apenas uma forma rápida para enriquecer. O dinheiro é o grande vetor da espiritualidade. Acusou Jó de ser interesseiro e acusou Deus de comprar adoração com a moeda da bênção. Está declarando que que religião é um negócio, uma barganha, um jogo de interesses. Deus abençoa você e você serve a Deus. Deus cumula você de coisas, e você o adora. Deus dá prosperidade, e você se dedica a Ele. O centro de tudo, porém, não é Deus, mas você mesmo". Págs 38 e 39.

"Muitos pais constroem verdadeiros impérios econômicos, mas perdem os filhos. Deixam robustas heranças para os filhos, mas não os conduzem a Cristo para receberem a herança inacessível. Tornam seus filhos famosos na terra, mas desconhecidos no céu". pág 30.

"Jó exercia forte influência na vida dos filhos. Ele os chamava. Jó era proativo. Não esperava ser acionado. Ele tomava a iniciativa. Jó tinha tempo para os filhos. Ele não substituía presença por presentes". pág. 29

"A paternidade é uma das missões mais nobres e também mais árduas. O sucesso familiar não é uma loteria, mas um trabalho árduo. Não é casual, mas intencional. Nesse campo, de igual forma, não há colheita feliz sem semeadura com lágrimas". pág. 23

" É sabido que o dinheiro não une; divide. Não aproxima; separa. O dinheiro não tem liga". Pág 23

"Não é o poder que corrompe. O poder apenas revela os corrompidos".

pág 15.

"DEUS AINDA ESTÁ ESCREVENDO A NOSSA BIOGRAFIA. O ÚLTIMO CAPÍTULO AINDA NÃO FOI ESCRITO. AQUILO QUE PARECIA SER A NOSSA MORTE PODE CONVERTER-SE EM TRAMPOLIM PARA A NOSSA MAIS EXPRESSIVA VITÓRIA". pág 12.

Livro: AS TESES DE SATANÁS

Editora Hagnos, 2014

Autor: Hernandes Dias Lopes

87 páginas

Assista ao vídeo: AS TESES DE SATANÁS

https://www.youtube.com/watch?v=NVmjLP_6IaM