Olho por Olho?

Lamentável – Essa é a única palavra que consigo encontrar para descrever o triste episódio recente que matou alguns jornalistas na França, estou acompanhando os comentários e alguns acusam as próprias vítimas de tal ato, por terem desrespeitado a fé Islâmica, porém é preciso ter cuidado ao tecer esse tipo de declaração, pois a fé declarada, em termos democráticos, nada mais é do que uma opinião que, inevitavelmente, está sujeita a uma opinião diversa, por mais abjeta que seja uma opinião, ela não vale o preço de uma vida.

Não se trata, como alguns pensam, de uma guerra entre Cristo e Maomé, entre Cristianismo e Islamismo, entre Ocidentais e Orientais, a batalha que hoje vemos ceifando vidas, como essas na França, é uma batalha entre a Liberdade e o Autoritarismo, entre a pluralidade de idéias e o seu monopólio, e vou mais além: é uma batalha entre a Civilização e a Barbárie, porém, infelizmente, essa batalha de idéias e opiniões, que deveria ser travada no campo intelectual, acaba em sangue.

É preciso que o Ocidente condene cada vez mais essas atrocidades e atue de forma enérgica para que a liberdade de opinião, um dos bens mais sagrados da Democracia, não seja ameaçada. Acredito firmemente que a fé é um terreno sagrado e muito subjetivo e entendo que não é preciso ridicularizá-la para que se demonstre seus eventuais pontos falhos, porém isso não justifica de forma alguma tirar uma vida, em um mundo cada vez mais civilizado e moderno existem outros meios de se exigir reparação e condenar eventuais abusos, posso tentar entender a dor dos familiares das vítimas e espero que o Ocidente demonstre sua superioridade e não parta para uma retaliação, pois como alerta Ghandi: “Olho por olho e o mundo acabará cego”