A invenção da descoberta

Dentro do mundo dos cientistas há dois países: um de descobridores e outro de inventores. Entre os dois há uma rede relacional muito forte.

Os descobridores estão abaixo dos inventores por uma razão muito simples: aquilo que eles descobrem já existe, porém, contam eles com a vantagem de terem tradição. Calma, a premissa é mais simples do que parece..

Dizem que a primeira descoberta da história foi o fogo, pensa-se inclusive que esta foi a primeira ciência a ser repassada de pai para filho. Os inventores dizem que o garfo foi inventado antes da produção natural do fogo mas as duas datas estão tão coladas uma com a outra que não há como verificar a exclusividade nem para um lado nem para outro.

A verdade é que a fronteira entre os dois lados é tão difusa como uma nuvem. Dizem frequentemente que quem "inventou a eletricidade" foi Thomas Edison. A frase é tão cheia de erros que não sei por onde começar: a eletricidade não foi inventada mas sim descoberta, e por Benjamin Franklin... se você esta se referindo a invenção da lâmpada, aí sim a autoria esta correta: Thomas Edison.

Entre os dois lados há uma rusga que até hoje não se resolveu: a psicologia. Ninguém conseguiu provar satisfatoriamente se as várias síndromes mentais que hoje se catalogam trazem glórias para os que descobriram a condição ou se ela foi inventada. Eu, que não sou neurocirurgião, não tocarei na polêmica.

Respondo agora uma pergunta que ninguém fez. Eu estou do lado dos descobridores, não só porque acho que para ser inventor é necessário um dom que eu não tenho mas também porque tenho um desejo (infantil) de um dia descobrir um país. Nem precisa ser El Dorado, qualquer um serve... nem que seja para morrer afogado depois de descobrir Atlântida.

Ernani Blackheart
Enviado por Ernani Blackheart em 01/01/2015
Código do texto: T5087449
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.