RETROSPECTO




Cada um tem suas características individuais próprias, distintas.
Por isso, dificilmente sentimos em alguém, o perfume que se iguala a nossa essência.
Entretanto, necessitamos conviver com outro mesmo com os odores diferenciados, não somente para crescer, mas, sobretudo para vencer o egoísmo que se instalou em nós,ainda quando no ventre materno tínhamos nossa morada.
Seja pai, mãe, irmão, primo, tios, avôs e avós, namorado, marido ou amigo....
Somos, inexoravelmente, uma legião de mocinhos e bandidos numa aparente competição de assumirmos o comando, dos inevitáveis acordos e desacordos da vida.
Se não alimentarmos o nosso espírito com o conhecimento que nos vem do Alto, Daquele que tudo sabe, tudo compreende, tudo suporta, estaremos cruelmente sentenciados a vivermos alimentados de sentimentos mesquinhos, reverenciando a ilusão de nos sentirmos os melhores e os maiores dentre todos os seres humanos. E a cometer injustiça com o próximo mais próximo, isto é, aqueles que deveríamos amar por ser adjacentes de nossa consanguinidade.
Sejamos, pois, espirituais, colocando a serviço o que nos foi dado como dom, sem receio de nos doarmos, ou não sermos bem acolhidos.
O essencial jamais é visto com os olhos físicos, mas com a alma do Deus que habita, em cada um que Dele se aproxima, porque sabe parte dele ser, tendo clara consciência de, também por Ele, existir.
O sol brilha pra todos ao despontar no horizonte. A chuva, no entanto, nem sempre molha o suficientemente a terra ressequida. A natureza mineral sabe absorver na medida certa os poucos pingos que lhe caem como gotas de sangue a devolver o ânimo da vida.
A mãe natureza em sua sabedoria conferiu aos animais um carinho inato pelos seus semelhantes. Até entre os mais selvagens observamos  gestos de extrema ternura e complacente alegria.
Como é difícil entender aquele que de razão dotado é, e, longe de ser um animal irracional se comporta como tal.
Que neste Ano Novo sejamos mais cidadãos e irmãos. Libertos do egoísmo que nos aprisiona possamos soltar as asas e permitir que vento nos direcione no firmamento.
Saudemos nossa independência da insanidade do corpo e vivamos a alacridade que nos devolve o coração puro, nutrido de fé, esperança e caridade.
Feliz Ano Novo !!