Gosto do freguês

Certa vez, li uma noticia para meu avô. O fato era que ele já não tinha olhos para as letras miúdas, mas ainda gostava de consumir noticias a moda antiga, sem tela com brilhos que talvez piorassem sua já complicada situação.

Comecei como todo mundo: pelo título, se eu soubesse de antemão qual seria a reação dele eu não teria escolhido esse approach tão corriqueiro. Como podes bem notar, sou de uma geração já monopolizada por uma língua que não é nossa de modo tão profundo que já se encarnou com o espirito de nossa época... Mas de volta a leitura

“Governo celebra soltura de lideres comuni..”

Meu vô me interrompeu antes que eu pudesse completar a leitura. Achou que a noticia falava de “lideres comunistas” em vez de “lideres comunitários” como a noticia proclamava. Isto bastou para que ele começasse seu monólogo anticomunista.

Entenda, eu não sou tão velho a ponto de ter vivido alguma época em que o comunismo existisse como opção viável de economia. Cuba já desistiu de ser comunista abrindo-se para os Estados Unidos e a China chama de vermelho um discurso que é azul, tamanho o problema daqueles daltônicos sociais, mas meu vô não acreditava nem que o homem tinha pousado na lua... e não enxergava a importância de “um certo muro lá longe” ter caído.

Eu podia ter revidado...não o fiz. De que serve o ensino daquele que simplesmente não quer aprender. “Li” para ele a noticia que gostaria de ouvir...quase que dou a Adam Smith* a autoria do texto mas não achei que ele iria acreditar....

*Adam Smith: Teórico inventor do capitalismo.

Ernani Blackheart
Enviado por Ernani Blackheart em 25/12/2014
Código do texto: T5080965
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.