Cuba- Libertas quae será tamem

E mais um "Muro" de cunho político começou a ser derrubado ontem(17/12/2014)! Os Estados Unidos e Cuba começaram a reatar as relações diplomáticas, rompidas desde 1961, quando o País caribenho aderiu ao Comunismo, da extinta União Soviética.

Desde então, os cubanos vem vivenciando anos de chumbo e sofri mento,não somente causados pelo embargo americano, mais também pelo regime Comunista cubano,uma excrecência política que ainda tenta se manter vivo em pleno século 21, principalmente em alguns países da América Latina.Um regime maldito de suprensão das liberdades individuais.

A reatação das relações diplomáticas,que contou com a participação do Papa Francisco, e de diplomatas de ambos os lados, terá pela frente o desafio da construção de uma longa "ponte" entre os dois países, o que na prática, signfica: O fim do embargo econômico a Cuba, mais liberdade na transferência de recursos para este País, menos restrições na exportações de equipamentos e a plena normalização das relações de amizade entre os dois países.

Só resta-nos torcer para que , dentre aproximadamente 5 anos, o exôdo de cubanos para os Estados Unidos reduza , e que eles venham a respirar a democracia dentro de seu próprio país.Que as sementes da ação de ontem venham a gerar frutos de tolerância, equidade e respeito mútuo entre seus membros, amanhã.

Infelizmente, a decisão do Presidente Barack Obama, ainda tem encontrado fortes resistência de setores conservadores de seu governo, principalmente entre republicanos.São indivíduos que torcem por manter o Muro da separação erguido. Ainda se mantém presos pelas ofensas do passado, e negam o perdão para o presente, em nome de interesses mesquinhos.

Por fim, parabenizamos o governo Obama por este gesto heróico, e os diplomatas que contribuíram para o restabelecimento das relações entre os dois países, rompidas a mais de cinquenta anos.Usando as palavras do Presidente Raul Castro:"Que aprendamos a arte da convivência de forma civilizada com as diferenças".

Sim, que ele continue trilhando por este caminho.

Que o seu governo aprenda a conviver com estas diferenças e

que ouça a voz da oposição, tão reprimida no seu país.

Que liberte o povo cubano das amarras do comunismo que cons-

truíram ali, e parem de exportar este modelo de governo desgra

çado para seus vizinhos.

E que ressuscitem a Demoracia,que Fidel assassinou em Cuba.

Boa Sorte, Cubanos!

Boa noite, Brasil!

ELIAS OLIVEIRA
Enviado por ELIAS OLIVEIRA em 18/12/2014
Reeditado em 18/12/2014
Código do texto: T5073326
Classificação de conteúdo: seguro