BH. Minha Cidade Minha Vida.

BH me adotou no seio de suas montanhas. Aqui cheguei no finalzinho de 1961. Beagá fez minha cabeça, aqui tive vitórias e derrotas, alegrias e tristezas, coisas inerentes ao ser humano. Sou apenas um cidadão comum envolto em observações saudosas. Engraçado, até os momentos difíceis vira saudade.

Quando aqui cheguei tinha paisagens, hoje completamente diferente. A avenida Afonso Pena era arborizada de fícus, produzia um mosquitinho que ao entrar nos olhos, ardia igual pimenta. O prefeito era Amintas de Barros e o mosquitinho tinha apelido de ( amentinhas) os postes eram no meio da rua. Jorge Carone foi eleito prefeito, mandou cortar os fícus e tirar os postes do meio das ruas.

Beagá, Belô e Cidade Jardim, são adjetivos modestos para essa tão grande e bela metrópole , que completa 117 anos agora em 12 de dezembro de 2014.

No carnaval havia o corso. Também muito aplaudida a Escola de Samba Cidade Jardim, mas a sensação era o desfile dos Blocos Caricatos. Quem comandava o trânsito na Avenida Afonso Pena era o inspetor Pimentel.

Futebol: Atlético x América era o clássico das multidões . O cruzeiro tinha uma pequena torcida , espremida no Estádio do Campo do Sete de Setembro no Bairro Horto. A partir de 1965 Felício Brandi revolucionou o futebol mineiro, com o Cruzeiro de Tostão, Piazza, Dirceu Lopes, Natal, Hilton de Oliveira , Raul, Neco e tantos outros de igual naipe. Hoje o Cruzeiro tem a maior torcida de Minas Gerais.

Como poucas pessoas tinha televisão, ouvia-se muito rádio. O padre João Botelho fazia a Oração da Ave Maria no Rádio Inconfidência. Programa Rômulo Paes e Coisas Mais. Tinha programas de auditório na rádio Inconfidência ali no Edifício Dantês. Assisti muitos programas , comandado por Aquiles Junior. Famoso também era a Hora do Fazendeiro com Jairo Anatólio Lima. Tinha o Bentinho do Sertão. na Rádio Guarani.

O Parque Municipal era o lugar de lazer aos domingos, era um tal de tirar retrato. Os lambe-lambe faturavam alto.

Cinema; uma das melhores redes de cinema em BH, nas décadas de 60, 70, 80 e 90. No centro eram os cines, Acaiaca, Brasil, Royal, Tamoios, Jacques, Metrópole, guarani, Palácio, Paladium, São Geraldo, Calendário, Nazaré e Lafaete.. Cada Bairro tinha o seu cinema. Hoje muitos destes cinemas viraram Igrejas Evangélicas, nada contra.

É por essas e outras pérolas sociais, que Belo Horizonte mora em meu coração. BH é Minha Cidade Minha Vida.

Belo Horizonte,

Antiga Cidade Del Rey,

Tem o horizonte Belo,

Se era curral não sei.

Era o cabeçalho de minhas cartas aos meus pais e amigos do interior de Minas. Mania de escrever em verso.

Lair Estanislau Alves.