AS AVENTURAS DE MANDIOQUINHA - A VIAGEM

Papai e mamãe estão arrumando as malas. Já sei que eles vão viajar e eu ficarei sozinha.

Muitas vezes eu vou junto e fico sabendo quando eles pegam a minha mochila com as minhas roupinhas, a ração e os meus ossinhos de brinquedo.

É, mas desta vez acho que não vou junto. Até agora não pegaram a minha mochilinha.

Fico triste e preocupada. Sim, triste pois sinto muito a falta deles e preocupada porque eles são muito dependentes de mim. Eu tenho a responsabilidade de cuidar para que nada de mal aconteça aos dois. Eu sou pequenina, apenas uma Fox Paulistinha, mas não mexam com eles que viro uma fera.

Hum! Estão lá os dois tagarelando e nem se lembram de mim. Fico aqui tristezinha olhando a movimentação dos dois. Ouvi mamãe comentar que irão para um lugar onde "há lagoas". Meu Deus! Papai e mamãe não sabem nadar e eu não estarei lá.

- Mandioquinha! - Oba, mamãe está me chamando. Até que enfim lembraram que eu existo.

- Oi, mamãe. Au au. Nossa! Que felicidade que eu sinto quando eles falam comigo.

- Papai e Mamãe vão sair, mas logo voltam.

Sei... Conheço essa história de que já voltam. Eu gosto muito deles, mas eles nem sempre são sinceros. Na última vez que ouvi que eles já voltavam demoraram pra cachorro. Mas não posso fazer nada. Sou apenas uma cachorrinha que muitas vezes se esquece que não é gente.

Puxa! Já faz uns três dias que eles saíram em viagem. Será que estão bem? Não tenho nem vontade de comer. Hoje, só comi um pouquinho de ração. Morro de saudades dos dois. Se acontecer alguma coisa com eles não me perdoarei. Eu vim ao mundo com uma responsabilidade muito grande: cuidar deles.

Meu irmão tem cuidado de mim. Coloca um pratinho com água e outro com ração. Quando ele percebe que eu não como fica inventando comidinhas diferentes: carne moída, salame e até sorvete.

Não sei explicar, mas estou achando que é hoje que papai e mamãe vão chegar. É a tal da intuição canina. Modéstia à parte sou esperta e inteligente. Sei dar a patinha, mostrar o dentinho, fazer rolinho e outras brincadeiras. Sei até o nome do meu pai e de minha mãe: ele se chama papai e ela mamãe, ora bolas!

Quando fico muito solitária só tenho minha amiguinha para conversar, Ela se chama pulga e gosta tanto de mim que não me larga um minuto. Onde eu vou ela vai junto e as vezes fica me beliscando para chamar minha atenção. Tempos atrás ela teve um monte de filhotinhos e eu carregava todos eles comigo. Mamãe me colocou uma coleirinha e eles não gostaram, foram todos embora. Morro de saudades deles.

Oba! Ouvi barulho na garagem. Sim, são eles chegando. Até que enfim. Agora vou poder comer e dormir sossegada. Já sei que eles estão bem. Ufa! Como é duro esta vida de cachorro.