CUIDADOS COM O NOSSO CORPO

CUIDADOS COM O NOSSO CORPO

A memória mais obsoleta do ser humano é o seu próprio corpo.

O corpo é a porção do universo que nós damos vida, formamos, colocamos consciência e personalizamos. Ele é um ecossistema vivo que se articula com outros princípios mais amplos. Somos o homo, que vive no planeta terra, numa regra galáctica e cósmica. Um astro que possui calor e frio, vento, sol, chuva e seca.

Nosso corpo é nossa mais obsoleta memória. Pois no seu todo e em cada uma das partes que ele contém informações do seu mais longínquo processo evolutivo. Há as mais diversas fases da consciência na vida do corpo. Oral, anal, social, autônoma e transcendental. O ser humano mostra-se frágil através do seu próprio corpo. Pois ele é mortífero e isso basta. Uma figurinha complicada, pequena e de pouca durabilidade. O ser humano nasce, ganha energia e tamanho, depois vai gastando essa energia, diminui de tamanho, fica doente e morre. A morte vem no fim.

Todos os seres humanos a partir de uma etapa da vida, vão morrendo gradualmente, começam a substituir a parte perdida da vida por remédios, sejam convencionais ou não. E quem é saudável, pode ficar doente e quem é doente pode sarar temporariamente. E assim a pessoa vai sofrendo no seu todo por uma parte que está doente. Ou seja, não é a parte que está doente, mas é a vida que está sendo ameaçada nas suas variadas dimensões através de um membro doente. Veja, a pessoa que está com uma enfermidade sofre perante si mesma, perante a sociedade, perante o sentido profundo e universal da vida. A doença é uma afronta à saúde.

Então, o que significa cuidar bem do corpo? Significa cuidar da vida que o faz animado, cuidar do conjunto de relações com as realidades que o circunda. Tais como: alimentação, higiene, ar que se respira, as roupas que se veste, a organização da casa que se mora... Esses cuidados reforçam a identidade de seres humanos correlacionados. Cuidar do corpo significa buscar sintonia criativa de tudo o que possa acontecer na vida: compromissos, trabalhos, crises, alegrias, tristezas, sucessos... Somente assim o ser humano se transformará cada vez mais em pessoa amadurecida, independente, livre, sábia e plenamente capaz de amar e ser amada.

É isso!

Acácio

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 28/05/2007
Código do texto: T504234
Classificação de conteúdo: seguro