Halloween Brasileiro

O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa e pronuncia-se: /wiki/Reino_Unido /wiki/Reino_Unido/hæləʊˈiːn//wiki/Estados_Unidos /wiki/Estados_Unidos/hæloʊˈiːn/1 ) é um evento tradicional e cultural, que ocorre principalmente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como origem as celebrações dos antigos povos Celtas. O primeiro registro do termo "Halloween" é de cerca de 1745. Derivou da contracção do termo escocês "Allhallow-eve" (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas. No Cristianismo existe o costume de celebração das chamadas Vésperas. No último serviço religioso do dia, depois do anoitecer, se celebra o dia que está por vir.Na Antiga Religião celta existia o Samhain, a Festa dos Mortos(no Cristianismo é celebrado dia 2 de novembro).Com a Cristianização das Ilhas Britânicas, de maioria Celta, houve uma mistura dos costumes das 2 religiões.

Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening Hallowe'en Halloween. Rapidamente se conclui que o termo Dia das bruxas não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa (Google).

De repente lojas e comércio de rua nos últimos dias do mês de outubro se enchem de vestimentas e máscaras de bruxas: é o halloween. Escolas infantis estimulam as crianças para que se fantasiem e participem de brincadeiras, boates incentivam seus frequentadores para que se fantasiem e participem das noitadas oferecidas ao público. Qual a importância, influência e significado das comemorações do halloween para a cultura do povo brasileiro?

O não reconhecimento às nossas raízes, nossa cultura, nosso folclore, começa nas escolas. São as escolas as referências mais importantes na educação de um povo e no resgate dos seus valores patrióticos, patrióticos sim, pois valorizar nosso folclore faz parte do nosso patriotismo. Por que não o dia do Saci-Pererê, do Boitatá, da Mula-sem Cabeça, do Lobisomem, da Caipora e de outros personagens ligados ao nosso folclore e a nossa cultura?

Juntamente com os meios de comunicação e os interesses econômicos de alguns segmentos, nossas escolas caminham de mãos dadas na desconstrução e fragmentação da nossa cultura. O momento exige uma reflexão, ainda há tempo para o resgate de nossa cultura popular que é a nossa História (com "H").

Nair Damasceno