2 - ENCONTRO MARCADO COM OS VERMES

A manhã estava ensolarada, bem típica de primavera, os ponteiros aproximavam-se do ápice onde se encontrariam, assim agitando a burcada que por cada parte de ração brigavam até com mordidas.

Na sala de julgamento o burco julgador não disfarçava a impaciência, até que anunciou a sentença:

- Saia já e se confine na sua baia Burquélio de Tal - e lá foi o pobre burco que havia se apossado de uma misera espiga de milho que nem merecia tal esforço, pois já chegara desdentada no cocho.

Enfim o Julgador de Tal estava livre para o banquete de ração e lá se foi ladeado por dois puxa-sacos. No Alfeire as personalidades importantes sempre aparecem em público acompanhadas de bajuladores, todos eles sem exceção passam por um vestibular e ao término são declarados bacharéis em bajulação, assim somente os mais preparados cruzam a porta de pelo menos um concurso, portanto não havendo puxa-sacos por cargo de confiança.

Na volta dos cochos só se ouvia o barulho das queixadas, bem diferente dos restaurantes dos humanos que falam e gritam de boca cheia. Buchos alimentados lá se vão os três, então o julgador para e vira-se apontando com o focinho na direção da burcada comendo e comenta:

- Comem que nem porcos assim sempre serão escolhidos para o abate, nós que somos magros seremos rejeitados. A rejeição me atormenta, pois não tenho nem ideia do dia que morrerei e como morrerei, quando morrer quero ser cremado.

Um dos assessores espantado indaga:

- Por que querido Julgador? - Meu espírito não suportaria ver minha carne apodrecer ou ser devorada pelos vermes, responde o paparicado.

Há um silêncio e lá se vão os três levantando poeira.

Mal sabe o Julgador que no final todos apodrecem do mesmo jeito e viram comida de vermes, mas aqueles que são cremados não dão tempo para que suas almas se depreendam da matéria e então são apagadas como se atravessassem uma tempestade solar.

2 - Do livro: A provínvia dos burcos, 2013, 2014

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 05/11/2014
Reeditado em 06/11/2014
Código do texto: T5024189
Classificação de conteúdo: seguro