FOTOS ANTIGAS ... DESPERTAM AS SAUDADES E OS SONHOS ADORMECIDOS!

Gosto muito de fotos, sempre gostei, mesmo quando os tempos eram outros. Sempre comprei máquinas fotográficas bem simples. Comprava os filmes branco e preto e, na maioria das vezes se tinha 20 chapas eu perdia a metade. Mas as que salvavam me trouxeram muita alegria e guardei com muito carinho.

Minha Tia Zilda irmã de meu pai sempre foi cuidadosa e tinha o maior prazer em guardar as fotos que recebia como lembrança. Lembram? Era comum presentear os parentes e amigos com fotos sempre com dedicatória e tudo. Ela tinha uma caixa repleta de fotos já amareladas pelo tempo, quase todas em preto e branco. Quando eu ia passear em sua casa que ficava em Pires do Rio GO, eu morava em Ipameri também GO, o prazer maior era deliciar com a preciosa caixa, sentávamos no alpendre de sua casa e ficávamos horas e horas apreciando as preciosidades. D e vez em quando caiamos na risada vendo uma ou outra foto que a gente considerava engraçada ou esquisita e, a bronca vinha em seguida. Tudo era festa e logo tudo ficava esquecido. Os penteados das moças e senhoras eram os mais criticados. É claro que eram lindos e adequados para a época mas...moças e rapazes sempre tem a idade do riso e, confesso que nossa família gosta muito de sorrir, a gente ri atoa, ri do nada, graças á Deus acho muito legal, só não rimos maliciosamente, isto não!

Voltando as fotos...O que dizer das fotos trocadas com os namorados? Vichi!!! Era tudo muito lindo enquanto durava o namoro, mas, quando terminava, aquela lindas fotos ficavam horríveis, cheias de defeito e quando não eram devolvidas naturalmente o final era dar sumiço nelas, ainda mais que era comum logo os envolvidos estarem apaixonados por outro ou outra. Eu mesmo ás vezes penso em alguma foto que rasguei com tanta raiva e que hoje gostaria de ter conservado. Deixa pra lá!!

O tempo passou, chegou a modernidade, os álbuns de retratos foram se acumulando, guardados até hoje com muito carinho. Os filhos recém-nascidos, os primeiros passos, as festinhas de aniversário, o primeiro dia na escola, as viagens e por ai vai....

Tenho visto muitas fotos antigas e me despertou o desejo de organizar as minhas. Tenho certeza que vou me surpreender e emocionar bastante, mas sei que será prazeroso. Nesta era da modernidade é tudo diferente, gosto ainda de fotografar e muito, mas sei que a emoção antes vivida jamais será esquecida nem algumas fotos hoje amareladas, quase apagadas tirará o brilho de minhas mais gratas lembranças.

Goiânia, 10 de fevereiro de 2013. Sônia.

Para meditar:

Louvai ao SENHOR. Bem- aventurado o homem que teme ao Senhor, QUE EM SEUS MANDAMENTOS TEM GRANDE PRAZER. Salmos 112, 1. Bíblia sagrada.

Sônia Pedroso
Enviado por Sônia Pedroso em 22/10/2014
Código do texto: T5007725
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.