E SE BRUCEE LEE TIVESSE VINDO AO BRASIL?

Sábado sem nada pra fazer, só me restou assistiu ao filme Dragão - A história de Bruce Lee, baseado na Biografia escrita por sua esposa Linda, apresenta um visão poética do mítico artista marcial que conseguiu fama mundial após sua morte, por divulgar a cultura chinesa para o mundo.

Talvez nem todos saibam, mas Bruce Lee era nascido em solo americano, sendo o critério de nacionalidade americano definido pelo nascimento em seu solo, nao importa a nacionalidade dos pais, isso fez com que ele sempre se mantivesse na condição de nacional e nao imigrante como a grande maioria.

Era a década de 60, o preconceito contra os orientais e negros era muito forte, nao ajudava também o fato de que a China até então era uma cultura fechada, pouco se sabia a respeito dos orientais, além do fato de que apoiaram Hitler e flertavam com movimentos comunistas, a abertural economica da China apenas se daria em 1978, 05 anos após a morte de Bruce.

O que eu quero destacar aqui é um diálogo curto mas que me chamou atenção, e aconteceu entre Bruce e sua futura esposa , a conversa era sobre carreiras e realizações profissionais, Bruce cursava filosofia e nao sabia nada além de Lutas Marcias nao sabia como progrediria apenas com isso foi quando Linda disse algo (na verdade um desafio) "Por que vc nao faz do jeito americano", Jeito americano? é... Abrindo um negócio.... "sabe várias academias de kung fu, uma rede como o mcdonalds estamos na década de 60, e enquanto o brasil vivia sob a tutela militar e flertava com o socialismo, os EUA eram um país onde havia liberdade empreendedora e que uma boa idéia era sinonimo de sucesso.... Tivesse desembarcado no Brasil, Bruce teria que se contentar com as lavouras de café e manufaturas, que infelizmente, eram o destino os imigrantes orientais e italianos que para cá vinham, e hoje provavelmente seria um ilustre desconhecido.

Isso me mostrou como a Liberdade de empreender é importante para que uma nação cresça forte e dê oportunidades a todos que tenham algum talento de contribuirem com o desenvolvimento do país, infelizmente, Bruce foi vítima de preconceitos e racismos descabidos por sua origem, tudo porque foi classificado como pertencente a um grupo, e nao considerado como um individuo, com suas potencialidades para o bem e o mal, independente de sua origem, é triste saber que isso ainda vigora, porém o filme mostrou que os americanos, (que nunca viveram em uma ditadura) sempre prezaram pela liberdade e pela oportunidade, embora vítima do preconceito, Bruce é o símbolo de que tudo o que os individuos precisam é de oportunidade e nao de favores do Estado.