EU PROFESSOR

DIA 15 DE OUTUBTO DE 2014 É MEU SEGUNDO DIA DO PROFESSOR atuando como tal. Já executei muitos trabalhos na vida, como eventual servente de pedreiro, balconista, estofador, operário da indústria de papel, cantor de banda de rock, cantor “da noite”, compositor, administrador de biblioteca escolar, videomaker, cronista, poeta e escritor, enfim (ao que me lembro agora). Em algumas atividades fui remunerado, noutras não. Hoje acrescento a isso tudo Professor de História. Não deixei de ser as outras coisas, pois vejo ofícios como tatuagens feitas na alma: como escritor, por exemplo, tenho alguns planos. Acrescento então, com alegria, a recente profissão Professor ao meu histórico. Com alegria, não com orgulho – algo que evito. Evito, pois quero dar importância igual a todas as profissões. Não acho que professor é a melhor e mais importante das profissões. Pra mim todas são importantes. Evitando o orgulho, assumo a tarefa de lecionar com uma grande responsabilidade, bem antes de um prazer. A responsabilidade pesa. Penso que ser homem é suportar pesos, antes de gozar a vida (que é feita destas duas coisas: sacrifício e prazer). E... Querem saber como eu me sinto no ofício de professor? Sinto-me como um jardineiro. É isso: um jardineiro.

FELIZ DIA DO PROFESSOR PRA TODOS OS EDUCADORES!

P.S.: Extensivo a todos os mestres desse mundo, letrados ou não. E que cada um de nós possa ser ao mesmo tempo discípulo e mestre!