NO ALVOROÇO DAS ELEIÇÕES

Dia 08/10/2014.

Fiquei indignado. Quando a atenção de toda população está voltada para as eleições, leio na Folha de São Paulo, que o Ministro do Supremo Tribunal Federal LUIZ FUX por liminar determinou o pagamento de auxílio-moradia aos juízes. O auxílio é uma “ninharia” de $4.300 reais. Segundo os dados são 1.600 juízes federais. Imaginem o custo Brasil do efeito cascata quando todos os juízes e promotores estaduais exigirem os mesmos direitos?

Legislar em causa própria, defender seus direitos, desconsiderar o direito do oprimido, são práticas de juízes injustos que o cidadão comum deve ter conhecimento. Adianta ter conhecimento? Mais que ter conhecimento o cidadão comum deve clamar por justiça até conseguir seus direitos. Foi assim que Jesus nos ensinou com a parábola da viúva injustiçada. Diante de sua teimosia em procurar a justiça o juiz a atendeu e fez justiça: “Por fim o juiz pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum; cinco, mas essa viúva já está me aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não fique me incomodando’.» 6 E o Senhor acrescentou: «Escutem o que está dizendo esse juiz injusto. 7 E Deus não faria justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8 Eu lhes declaro que Deus fará justiça para eles, e bem depressa. Mas, o Filho do Homem, quando vier, será que vai encontrar a fé sobre a terra?».

Há muito cidadão perdendo fé na política, na justiça, nos direitos humanos... Os aposentados correm o perigo de perderem a sua sobrevivência, com a perda que a cada ano vão tendo, com o roubo de seus salários. Para tirar o pouco ganho do trabalhador aposentado criaram o fator previdenciário de reajuste salarial. Do aposentado é tirado o pouco que ganha para completar os aumentos e os benefícios das classes já privilegiadas: políticos, magistrados e de parte dos servidores públicos.

Teria sentido para os juízes de hoje a advertência feita para os juízes de ontem:

Eclo 7,6 Não procure tornar-se juiz, se não tiver força para eliminar a injustiça. “Do contrário, você se acovardaria diante de um poderoso e mancharia a sua própria integridade.”

Seria para a OAB uma causa nobre brilhar na defesa dos aposentados do INSS que recolheram um pouco mais para terem um salário mais digno na sua aposentadoria? ... é claro, que diante dos demais, o salário do aposentado do INSS continua sendo apenas uma migalha!

É agora, um bom momento, para pensar e agir. É agora.

Tomei a liberdade de publicar esse texto de uma pessoa admirável. Foi orientador espiritual durante os idos anos sessentas, lá na pequena e aprazível Andradina. Era a CJC - Comunidade de Jovens Cristãos.

O autor é José Vanin Martins. Atualmente reside em Goiânia - GO. Seu desabafo é um grito por Justiça!

JOSÉ VANIN MARTINS
Enviado por IRINEU UEBARA em 08/10/2014
Código do texto: T4992369
Classificação de conteúdo: seguro