RAZÕES QUE JUSTIFICAM O VIVER

MIL RAZÕES PARA VIVER, sob tal título uma obra, aparentemente, despretensiosa, influenciou-me profundamente, há uns trinta anos. O autor, indiscutivelmente, uma referência nacional e mundial, um ícone do tesouro humano mais precioso do cristianismo católico: D. Hélder Câmara. Pensador e revolucionário. Ele mesmo escreveu poemas, pensamentos e haikais, numa linguagem simples e penetrante que iluminava o espírito. Portavam luz e brilho. Palavra contundente, perfurante, instigante. Mil razões para viver, um compêndio de vida!

Um dos poemas afirma: Há pessoas como a cana, mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, só sabem dar doçura. Revelação de uma bonita verdade que traz conforto. A existência de pessoas assim, nos faz ter esperança no ser humano – imagem e semelhança de Deus. Aspecto verdadeiro, um tanto esquecido, ofuscado pelo completo domínio do exercício contrário. Mesmo na fartura, tratados com doçura, só retribuem com azedume e amargor.

Tocante também o pensamento sobre a humildade: Queria ser poça d’água que refletisse o céu.

Um pensamento recorrente de D. Hélder Câmara: Chamam-me de santo quando cuido dos pobres, quando pergunto o motivo de existência de tantos pobres me chamam de comunista.

Muitos o chamavam de bispo vermelho!

D. Hélder tal qual cana caiana, esmagado pelo poder, deixou escorrer doce mel das entranhas do lirismo e poesia não tão louvadas da sua biografia.

IRINEU UEBARA
Enviado por IRINEU UEBARA em 05/10/2014
Código do texto: T4987954
Classificação de conteúdo: seguro