SOBRE A INEXISTÊNCIA DE DEUS

Sonhei que certa vez, depois de uma pregação em que falara entusiasticamente sobre o Reino de Deus do qual participamos aqui e agora, além do "ainda não" que se dará nos tempos últimos, alguém se aproximou e indagou, sem antes desculpar-se e de afirmar que não desejava polemizar a respeito. E se Deus não existir e tudo o que se aprendeu sobre a Revelação que se deu na História, os relatos bíblicos tanto os do Primeiro Testamento, quanto os do Último Testamento forem comprovados que não passam de obra de ficção, inclusive a pessoa de Jesus Cristo? De nada teria valido o estudo da Teologia, não é mesmo?

Não polemizando com a provocação, ponderei que apesar da fé ser pressuposto ao estudo teológico, temos que considerar o que o Curso propicia: a formação integral, as reflexões produzidas, a busca do sentido da vida, a prática do bem, a solidariedade, a justiça, a caridade, o respeito pelo outro, o amor ao próximo. São conceitos e valores que constroem uma sociedade melhor para se viver e conviver. Esses frutos evocariam ou revelariam a presença não admitida: Deus! Por isso, a resposta será sempre positiva: vale o estudo da Teologia em quaisquer circunstâncias, inclusive na mais absurda conforme provocação feita!

Não entenda o leitor que são elucubrações sem sentido. Faz todo o sentido!

IRINEU UEBARA
Enviado por IRINEU UEBARA em 30/09/2014
Código do texto: T4981536
Classificação de conteúdo: seguro