Auscultar a alma do paciente.

Esta minicronica foi publicada no Blog Tecendo Letras 


Hipocrates afirmava:”Tudo acontece conforme a natureza”.Nesta frase,encontramos a quintessência da medicina,ou seja,a sabedoria da observação,da espera e do respeito ao paciente.
Os anos dos avanços tecnológicos em atropelo,conduziram o médico a uma verdadeira encruzilhada.Usar dos recursos avançados no diagnóstico e tratamento ou,simplesmente,”auscultar a alma “ do enfermo.Victor Frankel notável psiquiatra austríaco preconizava com sua logo terapia;”O Ego não cura outro Ego,mas,o Eu interior cura o Ego desestruturado.
Vemos,pois,que,já nos primórdios da medicina,tínhamos as bases do tratamento.Infelizmente,caminhamos de forma perigosa ,na medida em que não identificamos o homem como um todo,mas,em segmentos,cada vez mais curtos...Proibimos que o ancião terminal siga o seu desprendimento natural,assim como,uma folha amarelada que se desprende da arvore.Invadimos o ermo uterino e arrancamos a força o concepto que se nega a ver a luz solar fora do tempo.
O corpo não é u’a maquina como diz a ciência ,nem uma culpa como diz a religião,o corpo é uma festa...(Galeno)
Ouçamos,pois,os abafados gemidos d’alma que sofrendo,deposita no corpo,seus flagelos...
seminale
Enviado por seminale em 22/09/2014
Reeditado em 22/09/2014
Código do texto: T4971967
Classificação de conteúdo: seguro