A Criança e o Tigre

Uma brincadeira de criança que, não sei se por inocência ou capricho acabou em uma tragédia.
Uma tragédia que chocou o país, acredito que, não pela irracionalidade do animal, mas pelo comportamento humano de todos que ali estavam.
Em plena era das Leis, infelizmente nos deparamos com um descumprimento de uma delas. A lei que protege o menor. Pelo desenrolar dos fatos nesse dia essa Lei ficou lá no papel, guardada na gaveta.
Presenciamos uma cena que mais parecia um espetáculo onde as pessoas munidas de seus moderníssimos aparelhos filmavam tudo, perdendo completamente a noção do que seja proteger um menor. Totalmente alheios ao risco que aquela criança corria.
Qualquer adulto em sã consciência tinha por obrigação pular aquela grade e retirar aquela criança dali. Se o animal está preso em uma jaula é por que ele é feroz. Difícil de entender isso?
Hoje em nossa sociedade o lema é Proteger o Menor.
Até os pais não podem mais dar uma palmada no filho.
Agora eu pergunto: O que vimos ali naquele zoológico?
Uma criança colocando ossinho de galinha na boca de um tigre.
E ninguém ali foi capaz de protege-la. Uma criança de 11 anos foi a vítima.
Alguém chamou a sua atenção? Quem sabe? Levei muitos puxões de orelha. Mas hoje não pode. Orelha vermelha machuca mais que mordida de tigre? Pra se pensar...
Uma criança foi atacada por um tigre e ninguém fez nada. Por quê?
Porque adoramos o sensacionalismo, o espetáculo, mesmo que isso custe talvez a vida de alguém?
Como eu queria entender melhor a reação humana!
O sentimento de proteção está no papel ou na consciência de cada um de nós?
E o pior aconteceu diante de todos, inclusive do pai da criança.
Não tenho filhos, mas imagino que pai e mãe pra proteger seus filhos são capazes de virar bicho muito mais feroz que aquele tigre. Ou não?
Imagino a dor que esse pai está sentindo nesse momento, pedindo a Deus que o tempo voltasse. Mas ele não volta!
Apenas ficou uma lição para tantos outros, em se tratando de criança, todo cuidado é pouco.
A vida é uma escola onde todos os dias aprendemos uma lição.
" Mais do que máquinas precisamos de humanidade" ( Charles Chaplin
)
Élia Couto Macêdo
Enviado por Élia Couto Macêdo em 08/08/2014
Reeditado em 23/03/2015
Código do texto: T4914929
Classificação de conteúdo: seguro