TUDO ME É LÍCITO! (Mas, Será que tudo me convém?)
O foco majoritário dentro das coisas públicas está na quantidade. Assim primam as escolas pelas estatísticas enfeitadas com números bonitos em detrimento da real qualidade. Lá, jamais podemos parar e "amolar o machado" (o segredo dos lenhadores de sucesso). A escola pode liberar o aluno mais cedo? Nem pensar! Reuniões de professores devem ser no sábado. Você se lembra dos 180 dias letivos? A educação era melhor! Agora passou para 209 e... Não sei a quem se destina essa exibição teatral, visto que alunos e professores matam aula inescrupulosamente dentro da própria unidade escolar, na hora de trabalho; coitados, perdidos no amaranhado do labirinto normativo sem sentido! Contando ainda com as muitas interrupções no horário de trabalho: vendedores e propagandistas fazem festa diante de um público cativo e sedento pelo o novo, todos os dias a sala dos professores está cheia de sacoleiros. Vende-se de tudo.
Então, dizem: o professor nunca pode subir/descer aula quando faltar o colega, é mais uma norma da Secretaria: sair mais cedo pega mal à imagem da escola. Para comemorar o aniversário de um docente, tem-se que mentir, dizendo ser uma reunião pedagógica, caso alguém não acredite na justificativa, fecham-se as portas da sala dos professores para efetivar a festa.
Mas, Nada tem firmeza, estes critérios são subvertidos rápido e prontamente quando, por interesse particular, decidem dispensar uma turma mais cedo, motivo desconhecido, vírgula, é quando conveniente, é claro! Aí, os mestres assíduos são convidados a fazer o proibido em outros contextos: Descer/subir aula. Chamamos isso de ajuste operacional pedagógico, fazendo o professor ministrar duas em uma, no final suas seis aulas do turno foram ministradas aos trancos e barrancos em um quarto do período. Contudo, nem sei que alegria é essa, se os educadores, mesmo depois da tarefa feita, deverão continuar até o cumprimento do horário na sala dos professores. Seria isso simplesmente hora extra não remunerada ou reposição das faltas na qualidade das aulas subidas ou descidas?
Todo aluno gosta de sair mais cedo, o professor também. Só a família detesta receber suas crianças mais cedo em casa, dão mais trabalho ou os pais ainda estão trabalhando lá fora. A escola de tempo integral ameniza esta situação, empilhando alunos improdutivos. No entanto e por isso, estou pensando que nem sempre criança na escola significa crescimento. Comem mais, brincam mais e estudam bem pouquinho, só fazem o que querem fazer, e existem tantos para apoiá-las nesse comportamento pirracento, batendo de frente com os professores os quais têm obrigação de ensinar matéria da matriz curricular, pois já nem se sabe mais quem são os professores chatos! Então, quem não quer ser agradável e ter aceitação? Será se isso me convém?