O QUE É ESPIRITUALIDADE ?

O QUE É ESPIRITUALIDADE ?

A verdadeira espiritualidade não depende das religiões, pois religiões são como gaiolas, elas podem até ser belas, ornamentadas, tradicionais, ou reformadas até mesmo renovada, mas no fundo são gaiolas, e a única serventia das gaiolas são as de aprisionar aquilo que por natureza existe para ser livre. O pássaro espiritual que faz do humano ser o que ele é, uma realidade desconhecida pelos religiosos, e só galgadas por aqueles (as) que pela força de sua coragem, tiveram a atitude de por si mesmo fazer algo simples: caminhar seu próprio caminhar, tomar sua sina ou cruz e seguir seu caminho existencial. A verdadeira espiritualidade é aquela que não coloca a religião acima da busca pela verdade, pois não há religião superior a verdade, e é bom lembrar que a verdade é algo simples - é tudo aquilo que não pode si contradizer, aonde houver contradição não pode haver verdade. Quem foi que disse que espiritualidade é religiosidade, espiritualidade nada tem a ver com crenças, como acreditar, ao contrário, espiritualidade tem sim a ver com compreender, conhecer, exercitar os frutos do conhecimento, pois é conhecendo e compreendendo que o ser humano vai se libertando da única chaga mortal: a ignorância. Deixei morrer em mim as antigas ilusões de um passado dogmático, para poder ver em mim mesmo, aquilo que se faz presente de forma oculta: a IMAGEM E SEMELHANÇA de uma realidade maior, maior do que a mera ignorância ilusória.

Aprendi que fazer, praticar, exercitar, vale mais do que acreditar, pois como diz Tiago, até os demônios creem, mais não praticam o bem, pois há uma lei da qual ninguém escapa, a lei do eterno retorno, lei de causa e efeito, ninguém colhe os frutos do acreditar ou deixar de acreditar, mas sim do fazer ou deixar de fazer, colhemos os frutos das boas e más ações, somos arrolados pelas nossas ações. E percebi que há milênios o mundo vem testemunhando o que a infantilidade débia da crença cega tem feito ao mundo, um mundo imagem e semelhança das bases fundamentalistas. Por isso hoje, se você mim perguntar qual religião a seguir eu responderei: "Qualquer uma ou nenhuma, desde que você possa si transformar em um ser humano melhor do que foi ontem, e melhor amanhã do que é hoje, tudo bem!

Henrique Sacramento
Enviado por Henrique Sacramento em 21/07/2014
Código do texto: T4890601
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.