O ESTAGIÁRIO

O estágio dura nove meses e, nesse período, tudo se transforma. No início ele nem é notado, de tão pequenininho. Tem alguém aí?, pergunta a mulher, ansiosa. Tem sim, responde o instinto materno, logo depois confirmado pelos exames de rotina.

Aí começa uma revolução, dentro e fora do casulo uterino. Primeiro, as trombetas anunciam a boa nova aos parentes e amigos. E ele (ou ela) ali quietinho, ainda sem saber de nada. Sem forma e movimento. Sem saber que começou seu estágio para a vida naquela redoma protetora, fora da qual o mundo trepida, se agita e às vezes se engalfinha.

Mas, aos poucos, o pequeno estagiário vai-se desenvolvendo, ocupando espaço e provocando reações na matriz que o acolheu tão calorosamente. Agora, passados alguns meses, já não há como escondê-lo. Ele ainda não é visto, mas se anuncia a todo o mundo. Já tem nome. É percebido na protuberância do ventre, no inchaço do rosto, no intumescimento dos seios e, sobretudo, no olhar de felicidade da mãe. Adquiriu direitos. Conquistou preferência nas filas, nos assentos e nas vagas de estacionamento.

No final do estágio ele (ou ela) já se movimenta, muda de posição, chuta as paredes do seu habitat original e esbraveja: quero sair. Já estou maduro. O que era ninho agora é confinamento. Luz, quero luz.

E, então, abre-se a janela. É o grande momento. Escancaram-se os portais da existência. E a luz se faz, em diferentes matizes. Sem o cordão umbilical, ouve-se o primeiro vagido. Inala-se o primeiro sopro nos pulmões. É vida própria que se respira. Abram alas, cheguei.

Assim, terminado o estágio, nasce a criança, pronta para ingressar no mundo. E também nasce uma nova mulher. Porque ela jamais será a mesma de antes. Sua vida tomará outro rumo, terá outras prioridades. Definitivamente, a maternidade - assim como aconteceu há dois mil anos - traz uma mudança de era: AC e DC . No caso, Antes da Criança e Depois da Criança.

E o fenômeno é tão importante que, em nome do amor, chega a quebrar uma regra aritmética: 1 + 1 = 3. Pai, mãe e filho.

Só posso desejar felicidade para os três e a toda família.

Pereirinha
Enviado por Pereirinha em 03/07/2014
Reeditado em 19/07/2016
Código do texto: T4868358
Classificação de conteúdo: seguro