Babaca

Minha amiga e poeta Maria Luiza Dielo sempre puxa um facão de aço afiado quando entra em peleja com algum babaca desavisado. É um facão formado por uma caixa artesanal de palavras, que ela construiu bebendo cachaça, moendo alimento e lendo Foucault. O pobre babaca sai com o lombo ardido e vai se refestelar em outros costados. As palavras têm força e Maria as utiliza sem piedade. Duvido que nunca tenha saído no tapa, mas essa é outra conversa.

Gosto da palavra Babaca para descrever sujeitos mediocremente babacas. É um termo simples, cheio de sonoridade e significado. Virgínia, minha namorada, que faz parte da turma mundana de gente sagaz e sabida, utilizou seu método socrático para questionar-me: o que seria um babaca? Construí, então, a teoria babaquês. Ei-la:

Babaca é um termo subjetivo pouco estudado que foi utilizado pela primeira vez nos tempos pré-históricos para se referir a sujeitos rasos, preconceituosos, racistas, homofóbicos, sexistas, culpabilizadores, elitistas, de direita, ricos e milionários. É também usado para se referir ao sujeito dotado de pouco conhecimento, maldoso, preguiçoso, oportunista e idiota. O babaca exemplar, além de ter as qualidades citadas, é contra qualquer política social: saúde pública, bolsa família, cotas, prouni, mais médicos.. É, principalmente, contra os pobres, e esbraveja contra qualquer tipo de inserção. Contrário ao aborto, o bom babaca é um defensor da família, espanca a mulher e os filhos, tem uma amante, bebe wisky assistindo o jornal Nacional e vai na missa aos domingos. O babaca é um leitor voraz da revista Veja, assinante da Folha de São Paulo e acredita que a ditadura é o melhor caminho pro Brasil. Os babacas dominam o mundo.

Mas não se enganem, babaca não é um termo ofensivo. É um carinho para os tão queridos homens de bem.

Como puderam ver, babaca é um termo-camaleão, que se molda à medida necessária. Não há norma de quando usá-lo, mas o grande teórico saberá o momento. Meta da teoria babaquês: a revolução facão, eliminando todos os babacas pelo uso da palavra no fio do aço afiado.