MEU PRIMEIRO LIVRO PUBLICADO

Inicio o texto com a indagação porque publiquei o livro A Singularidade do Ser em Verso e Prosa? Respondo que foi o resultado de um processo que se iniciou com alguns convites que recebi de algumas editoras para publicação de meus textos. Creio que estes convites devem ter vindo através dos textos que publico no Recanto das letras. Então, primeiramente quero agradecer o espaço que o site Recanto das Letras me proporciona para divulgação de meus textos.

O último convite que recebi foi em fevereiro de 2014. A Editora, de porte médio e atuação internacional, solicitou-me que enviasse alguns textos para análise comercial e literária, para realizarmos uma edição em parceria. Para minha alegria os textos foram selecionados, porém, não entramos em acordo quando as questões financeiras. Se tivesse entrado em acordo com a editora o livro custaria trinta reais no Brasil e onze euros em Portugal. É óbvio que a qualidade gráfica do livro seria bem melhor e eu teria uma estrutura para distribuir os livros, e, igualmente, contaria com a logística de profissionais do ramo editorial.

Entretanto, seguindo minha intuição, agradeci de coração a editora e resolvi partir para uma edição de autor. Não cito o nome da editora por questões éticas, e para não parecer que desdenhei a editora, ao contrário, valorizo o convite e agradeço de coração a atenção e análise dispensada aos meus textos. Até porque no futuro poderemos entrar em acordo. O futuro a Deus pertence.

Editando o livro, por minha conta e risco, pude baixar o preço para R$ 10,00. Alguns amigos perguntam-me porque não vendo a 15 ou 20 reais? Respondo que se queremos que o povo leia é preciso produzir livros a baixos preços. Dez reais não é barreira para ninguém que queira adquirir o livro. Mesmo um trabalhador humilde que ganhe um salário mínimo, aproximadamente R$ 800,00, se quiser tem condições de adquirir o livro. Penso que é preciso que nossas ações correspondam aos nossos pensamentos, porque falar até papagaio fala. O diferencial se estabelece nas ações concretas.

O livro é uma coletânea que contém 44 poemas e 15 textos em prosa distribuídos em 112 páginas. Os textos, em verso ou prosa, tem o cotidiano como fonte de inspiração. Abordam diversas questões como a relação humana com o sagrado que é versado em alguns poemas cristãos. Igualmente, abordam questões existenciais e questões que se situam no âmbito das relações sociais. No livro há poemas que são recentes, mas também tem poemas que tem mais de treze anos de existência. Em verdade, creio que o livro é um frutificar de sementes plantadas no passado, e, igualmente, é uma semente plantada no presente para que frutifique no futuro.

Do exposto acima, percebe-se que a edição do livro não é uma aventura, um salto no escuro. Ao contrário, é mais uma etapa que se realiza em um processo literário que já perdura por anos. Este processo durará por muitos anos porque pretendo seguir escrevendo. Um só texto que toque alguém, ou que provoque uma reflexão para alguém já me deixa feliz.

Para finalizar, gostaria de agradecer de coração a todas as pessoas que tem me apoiado nesse processo. Agradeço ao Recanto das Letras o espaço, aos leitores do Recanto os comentários que são de suma importância para nosso balizamento. Agradeço aos leitores das redes sociais que leem o texto e compartilham. Agradeço os amigos que compartilharam o post do livro. A todos o meu MUITO OBRIGADO. O agradecimento especial vai ao Criador. Sou fã do Mestre que diz “semeie sempre, algumas sementes morrem, mas algumas frutificam”.

Contatos com o autor através do e-mail poujesus@hotmail.com

paulo de jesus
Enviado por paulo de jesus em 12/05/2014
Código do texto: T4804295
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.