CARRETELA DE BOI

Aquela carretela de boi com rodas chapeada e com raias ficou na memória.

Na árvore frondosa de fruta cavalo, ele ficava durante o dia à espera da boiada.

Depois que o mundo da tecnologia chegou, a velha carretela foi dispensada dos trabalhos do sítio. E os belos bois carreiros envelheceram e nem sei para onde foram.

Linda e útil carretela de cor azul. Quantas cargas ela levou e trouxe em seu assoalho de caixeta. Hoje só a memória tem sua formosura e fotos de sua linda imagem.

Lembro-me como se fosse inda ontem, ela sendo puxada por três juntas de bois vermelhos.

Na guia, ramalhete e chumbado, na chaveia, bordado e matão e no coice, dourado e faceiro.

Era boiada forte e a dedo selecionada por papai. Bois mansos e bem adestrados. Bastava o carreiro dar o sinal e tudo era bem guiado.

Ainda bem que ela foi registrada em foto. E em dia de dura lida, suportando as cargas nela contidas. Ela marcou e muito muito em minha vida!

Lembro que no sítio boa esperança de Papai, às vezes até cinco páreas puxavam a carretela de boi, carregada de pêssego, milho e batata.

A carretela de boi desapareceu, não sei para onde se foi.

Em minha memória, somente lembrança, somente recordação.

É isso aí!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 12/05/2014
Código do texto: T4804224
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.