VER APENAS O LADO BOM, NÃO É ASSIM TÃO BOM...

Ontem, ao descer do ônibus, acompanhei uma senhora de meia idade que desejava saber onde era um endereço, que por coincidência, se encontrava perto de minha casa. Ofereci-me para acompanhá-la e, no trajetos, conversamos de forma superficial, dentre os assuntos rápidos ela me disse uma frase que, a princípio, não me provocou maiores reflexões, por ser uma frase amplamente difundida e aceita já se tornou parte do DNA psicológico de todos nós, apenas pouco antes de dormir é que me veio um estalo que me fez sentar e escrever esse texto,pois muitas vezes repetimos e entronizamos coisas sem ao menos perscrutar seu sentido mais profundo, a frase era a seguinte “Procuro ver sempre apenas o lado bom das coisas” uma frase motivadora e inquestionável; Até mesmo o apóstolo Paulo em uma de suas cartas recomenda “dar graças em tudo” enfatizando a necessidade de viver segundo o lado bom da vida, mas isso não é levado a risca por todo mundo, pois ninguém procura melhorar sua vida em algum aspecto tendo em vista o lado bom, a necessidade de mudança surge justamente quando refletimos e olhamos para o que deu errado, quando olhamos o lado que ninguém gosta de encarar: o lado ruim, não mudamos de emprego porque enfatizamos o lado bom do antigo, mudamos porque o outro emprego nos satisfará alguma necessidade e para isso olhamos o lado ruim do outro, não compramos um veículo olhando apenas o lado bom e saudável de se andar a pé ou de bicicleta, e sim olhamos o lado ruim de se demorar mais para chegar a casa e o cansaço físico, não procuramos ter um filho olhando-se o lado bom de uma vida matrimonial a dois sem grandes preocupações ou gastos, olhamos sim o lado ruim de uma casa sem vida por faltar uma criança, creio que a reflexão crítica sobre o lado ruim nos leva a querer progredir e melhorar cada vez mais, e a insistência em ser otimista demais nos leva ao comodismo e nos cega para ver a vida como um constante aprendizado, se como dizem: “a sabedoria está no meio”, pessoas excessivamente pessimistas são tão nocivas para si e para os que a rodeiam quanto os otimistas, que também se tornam insensíveis e não enxergam de forma nenhuma o que deu errado e o que precisa mudar, e me recuso a crer que a vida aqui nesse planeta deixe de ter sempre objetivos, mesmo quando julgamos tê-los alcançados todos, sempre se pode mudar alguma coisa ou adquirir algo. Aos excessivamente otimistas,falta-lhes empatia até mesmo para compreender a dor alheia, é como um trabalhador que no vigor da juventude esbanja seu salário com diversões, pois é otimista e acha que será forte e jovem para sempre, mas quando vem a velhice, com seus naturais problemas, se lamenta por não ter sido previdente, sem ver o que deu errado, sem pesar riscos e ganhos não amadurecemos o nosso lado crítico, e caminhamos muitas vezes sem rumo levados pelo momento, é preciso enxergar a realidade como ela é: boa e ruim ao mesmo tempo, pender para apenas um lado nos torna indivíduos alienados, consumidores de autoajuda ou imersos em um mundo de fantasia onde tudo é mágico, um ou outro modo de vida não são saudáveis, uma postura mais crítica não torna ninguém pessimista, apenas nos deixa mais conscientes e nos faz agir segundo bases seguras,pois seguir apenas o instinto, guiados só com nossa certeza de que tudo vai dar certo, nem sempre nos faz considerar as conseqüências de nossos atos, somos dotados de razão e ponderação, usemos esses dois atributos dados por Deus e sejamos racionalmente e criticamente otimistas.

Jorge Luís