UM MAU COLEGA JORNALISTA-HOJE DESEMBARGADOR
 
Descobri o mau caráter de antigo colega de jornalismo na época de chumbo que passou o país, a partir de 64, quando numa entrevista coletiva que cheguei atrasado, não por minha culpa,mas do meu próprio jornal,onde trabalhava, o ESTADÃO...por isso, quase perdi o emprego... O motorista se atrasou para conduzir a gente, mais o fotógrafo,numa rural Willys,essa coisa que hoje ou é peça de museu ou está na mão de colecionadores fanáticos.
Bem mais tarde,um presidente da república dizia que tínhamos “carroças”...Tinha razão!
Foi o seguinte: Na Polícia Militar tinha  assumido diretamente  um general do Exército,cujo nome não me recordo e ele iria falar aos jornalistas,num prédio sede da PM, ao lado da velhusca escola de engenharia POLITÉCNICA, centro de SAMPA. O Exército estava a partir daquele instante comandando diretamente a Polícia Militar-olho no olho- , sem meias palavras,pois, acredito não se confiava em oficiais dessa corporação para comandar coisa nenhuma... Recorde-se aqui que a PM é uma secção subalterna do Exército, para manter a ordem pública e outras tantas finalidades,inclusive,uma das mais nobres e aplaudidas, a corporação dos bombeiros, que somente apagam fogo e incêndio. Eram e são sempre heróis.A população sabe disso. O povo gosta e aplaude...
Quanto aos demais, não ponho a mão no fogo desde aquela época e principalmente, nos últimos tempos, que a situação social e política do País anda efervescente,ora por causa de rolesinhos, “black blocs”, crise na classe média que não quer aumentos nos coletivos da vida (passe-livre), marcha da indignação de  junho do ano passado. Tudo isso deixou o Planalto sem dizer o porquê e a que veio para governar, depois houve alguém iluminado para falar em adesão com selo oficial,democraticamente, tudo para fazer “média”, com a plebe inconformada e sem uma liderança legítima e verdadeira. Por aqui há muitos espertos! Basta ver o que segue:
Voltando ao passado. Chegamos atrasados e o tal general já tinha começado a falar... falou,falou muita coisa importante que não consegui –pelo atraso- registrar!!
Ao chegar na sala do comando, perguntei ao colega se a alta patente tinha falado alguma coisa importante,jornalisticamente, na minha ausência e o colega –de imediato,embora sendo de outro jornal concorrente- disse que NÃO.
Fiquei tranqüilo até o final da mensagem do general e das pouquíssimas perguntas de praxe...naquela época os jornalistas entravam mudos e saiam calados das entrevistas.
Foi no outro dia que a “casa caiu” para mim... e,para o jornal que trabalhava,com extrema seriedade.O jornal do colega dava a seguinte manchete: GENERAL COMANDANTE DA PM DIZ QUE SE O GOVERNADOR ADHEMAR DE BARROS NÃO ADERISSE À REVOLUÇÃO ELE SERIA DEPOSTO E PRESO...ETC E TAL...
Só essa foi a primeira fala do general e a informação que o colega de jornal concorrente, por mau “caratismo” não me deu...
O ESTADÃO queria,porque queria explicações da Chefia da Reportagem, via Natal Sartoretto(o grande e inesquecível chefe)- por quê o “jornalão” não deu e não sabia da fala importante e bombástica do general,recém empossado no comando da PM...com expressões tão claras,diretas,contundentes,precisas,inquestionáveis..(??!!!)
A minha resposta,modesta: o motorista da Rural Willys atrasou e chegamos bastante atrasados. Não há culpado,nessa estória.
NATAL SARTORETTO – um sábio – conseguiu manter meu emprego e o leite das criancinhas...NATAL já não está entre nós... as minhas homenagens e meus agradecimentos.
 O “colega”,que não era dos confiáveis – optou,mais tarde,  ser juiz de Direito e,  logo,logo, foi para o Tribunal de Justiça e  é/ou foi chamado de desembargador. XIQUE NO URTIMO.Digo assim,é ou foi, pois, não acompanho a vida alheia.
Cada macaco em seu galho....Ele lá e eu aqui.