PRENDI “PISOLATOS” DO BANCO DO BRASIL
NÃO DEU MANCHETES EM JORNAL...
CONCLUSÃO.  (FINAL DE FINALMENTE.)
Realizado o auto de prisão em flagrante e encaminhados os “pisolatos” para Araras,os delegados de lá providenciaram uma cela especial,isolada,dos marginais que já assolavam,assustavam as “velhinhas de Taubaté" e agora as "de Araras”.  Informaram-me que quando os ladrões de estátua chegaram no presídio, os bandidos –por incrível que pareça --- já sabiam de toda a história e de outras  estórias... e, fizeram uma espécie de rebelião,tumulto,ruídos,bagunça,etc., todos querendo chegar no local,onde se encontravam os presos do BB. Quando escrevo BB não é BBB da TV-Globo!!
Incrível que na época,não havendo celular,nem computador...(os flagrantes eram à máquina de escrever Olivetti(a heróica)-- a que mais agüentava o tranco). O festival de notícias se espalhou só ao mundo dos criminosos-pre -sos,ainda de manhã,quando as emissoras ainda estavam com as portas fechadas.Nem  as notícias no ar!! (Preso gosta de ouvir rádio,minimamente). Trabalhar,nunca!!! Desde aquela época as “creches de malandros”,sendo o Estado uma babá –incompetente, já tinha freqüência assustadora!!!
Os presos tem comunicações que  gente de bem,e do bem não sabe explicar...Ainda mais, hoje, quando inventaram esse aparelhinho que é tão útil,para alguns,denominado celular, que nem presídio com segurança máxima,consegue neutralizar ou combater... Quem inventou o celular,acho eu, pensou também na superpopulação carcerária nacional-brasileira e suas famílias “desprotegidas”.-“coitadas”-..Nunca o inventor de celular pensou nas famílias das vitimas...desses mal-feitores,vagabundos e “et caterva”.Para os governos as vitimas todas devem mesmo é morrer e suas famílias que se danem. Há até associações de proteção aos malacos e não conheço associação de amparo às famílias de vitimas!! Nem em segurança-máxima,como hodiernamente,se fala.Nem em “mensaleiros”...papudos e afrontosos, que querem ser chamados de “presos políticos”...
Voltando...um fato extraordinário se deu depois... ARARAS tinha,na época, duas figuras notáveis: o promotor de justiça,cujo nome era ANTONINI- e um MM Juíz –lúcido,corajoso –mas seu nome não me recordo. Logo o flagrante foi encaminhado ao FORUM e o ilustre promotor-também chamado de fiscal da lei, fez uma rápida,percuciente e indestrutível denúncia  contra os “pisolatos”,que permaneciam presos... O  MM JUIZ- acolheu,serenamente, a denúncia,o que valia dizer que os malandros do BB deveriam permanecer trancafiados...Embora,por prudência,isolados dos demais vendilhões de ouro furtado ou roubado,dos que subtraiam rapaduras das feiras e dos ladrões de galinhas,bicicletas,etc... Isso,é óbvio!!!Prudente!
Mas,continuaram confinados os integrantes do BB.  Naquela época não existia esse lixo de BBB, da TV Globo que transformou o País num Maracanã de olheiros e vagabundos,todos curiosos,em nome do “voeuyerismo” tupiniquim e sem vergonha. A TV dá exatamente o que a plebe ignara gosta... e agrada. Só se fala,hoje, nisso.
Por outro,os delegados – que a rigor não tinham nada a ver com a “Hora do Brasil”, nem com problemas do BB, entretanto, começaram a receber visitas de veículos chapas-brancas e de algumas autoridades...além de alguns ilustres, sempre competentes advogados e familiares- alguns indignados outros surpresos. Na conformidade da lei e a pedidos, dos colegas ararenses,fui como PILATOS –lavando as mãos...  O auto de prisão em flagrante encaminhado pronto,quentinho,igual marmita de restaurante popular em mãos  aos colegas,que já vieram de carro chamado “camburão”... Entretanto, em ARARAS, o movimento  de pessoas, o tráfego de veículos oficiais e os telefonemas aumentaram,para intranqüilizar a todos... Descobriram Araras do mapa do Brasil,depois disso.Isto tudo ouvi dizer, depois,pelos delegados de Araras... POR OUTRO, COMIGO,EM PARTICULAR E NO OFICIAL NADA ACONTECEU...SEQUER UM TELEFONEMA DE MINISTRO OU CHEFE DE GABINETE OU COISA QUE O VALHA...NEM ADVERTÊNCIAS,NEM AMEAÇAS oficiais ou extra-oficiais... Fiquei na minha- ensebada burocracia...Continuei na rotina,confesso um pouco de ressaca, porque achava e acho que até hoje, a madrugada é para dormir... A noite e madrugada pertencem aos boêmios,aos ébrios,aos guardas-noturnos e aos que freqüentam botequins.Esquecia...também aos ladrões.
Com o MM JUIZ – “saco roxo” – aceitando e mantendo a denúncia e,também os pobres “meninos” do BB presos...criou-se uma espécie de crise intestina- uma “pedra no sapato”  dentro do alto Poder Judiciário de SAMPA. Suponho que esse impatriótico flagrante incomodava alguém no Planalto,embora não tenha certeza absoluta. Isso é o que se chama problema- “interna corporis”. Nada mais que isso!!!
Embora o regime era militar, a Constituição Federal,na época, mantinha aquela tradição da Magistratura: vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de vencimentos. Isso até hoje. É pétreo o mandamento.
Esse Magistrado que infelizmente não conheci,cujo nome sequer lembro,não sabendo onde está,até hoje... na distância do lapso do tempo já decorrido, eu o tenho , como uma personalidade inesquecível...magnânima,exemplar,digna e reverenciada,na eternidade. Mas por quê, tanto elogio?
Porque, esse Magistrado não tinha dobradiça na espinha dorsal, nem babava como doido... Era lúcido e coerente.
Não aceitou ordens ou sugestões superiores para relaxar as prisões...de um Banco,casualmente, com o nome de Brasil.
Se inamovibilidade é coisa pétrea na Constituição, em Araras seria diferente,como acho que é em Pedrinhas, no Maranhão, o presídio lá faz inveja ao primeiro mundo ... e lá é tudo azul. Os jornais de hoje são todos mentirosos e tendenciosos... Imaginem. Até aquela “velhinha de Taubaté” acredita que jornalistas deviam ir para o “paredão”- como lá em Cuba!!!
O Magistrado não aceitando ordens,nem sugestões superiores dos mais velhos e ajuizados-desembargadores- para liberar os inocentes “meninos” de Brasília, de repente, recebeu sugestões,entenda-se, ordens para tirar licença por alguns dias”...Aí chegou na cidade ararense,outro magistrado, com “m”, minúsculo, um da minha cidade,só para assumir o cargo e função do “licenciado”(coitado- estava mesmo precisando). O juiz de “fora” imediatamente, num só despacho e ato revogou tudo, as impiedosas,arbitrárias,anti-patrióticas,desnecessárias e inúteis prisões de inocentes meninos que de madrugada furtavam estátuas gregas,em cidades alheias, para enfeitar seus jardins....Livraram-se soltos,como se diz.
Após esse ato patriótico e libertário, voltou e continuou o juiz a magistrar, por aqui,  algum tempo...Logo, foi promovido a desembargador e hoje goza de tranqüila aposentadoria.CHIQUE NO URTIMO.
O ministro, Joaquim Barbosa,hoje,presidente do STF e do CNJ não sei onde estava nessa época!!. Os atuais “mensaleiros”-acho talvez já faziam alguma politicagem de âmbito municipal e não –como hoje – na esfera Nacional e Internacional.
O meu caso é singelo,pois, é intermunicipal!!!Não deu manchete.
O Magistrado que,na época, “tirou licença”(!?) nunca mais soube dele e provavelmente não chegou a ser  desembargador ... Se já faleceu gostaria de saber onde está seu túmulo, para depositar flores, ao “heróico juiz desconhecido”....
(FINAL)