Amor à vida

A novela Amor à vida, da Rede Globo, não tem sido um êxito de audiência como outras novelas, também não tem sido fracasso - segundo as empresas do ramo. As estatísticas de audiência para São Paulo apontam média de 35 pontos¹. Significa que 2.170.000 domicílios estão diariamente ligados na trama.

Alguns dados sobre educação. No Brasil existem cerca de 14 milhões de adultos analfabetos; Apenas 46% dos jovens de 15 a 24 anos frequentam a escola; Apenas 34% dos jovens de 18 a 34 anos concluíram o ensino médio². Para mudar esse quadro negro é preciso ação forte do Governo. Com o mesmo vigor que construiu os estádios.

A Rede Globo tem mostrado os personagens dessa novela em cenas e diálogos com livros, num claro incentivo ao hábito da leitura. Quase todos os dias tem alguém lendo e comentando uma obra. Sempre comentários positivos e incentivadores. Não me importa se a exibição é por razões comerciais. Essa iniciativa deve merecer nosso aplauso. Afinal, as estrelas da Globo são ícones que influenciam nossa moda, hábitos e vocabulário. Por que não a leitura?

Falta muito chão para conscientizar empresas desse porte darem seu naco de contribuição para a educação, mas parabenizo a Globo, o Bradesco, a Embraer e algumas ONGs sérias.

91,05% dos nossos presos são homens com baixíssima escolaridade, possuem até o ensino médio incompleto. São pessoas que sem luz para guiá-los estupraram, mataram, desgraçaram famílias. O papel da estrela é iluminar a escuridão, mostrar o caminho, guiar. Isso são provas de amor.

Estimular a leitura é também grande prova de amor à vida.

¹http://portaliftv.wordpress.com/tag/audiencia-de-amor-a-vida/

²Os números sobre educação e violência são do livro “A crise econômica: Vista do Brasil e de Portugal”. Emanuela Carvalho e João Rios, 2013.